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Feito para entusiastas

Diferenciado e valente ao maior grau esportivo, modelo coupé da marca japonesa garante experiência aprimorada de condução. Já vendido nas concessionárias, sai ao preço de R$ 159.900
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A preocupação das montadoras em oferecer automóveis acessíveis a todas as classes é natural. Mas para agradar clientes mais “seletivos”, as fabricantes apostam em lançamentos específicos para o público segmentado. Essa é a pegada da Honda com a chegada do Civic Si, sedã médio com vocação esportiva. Com características coupê, o modelo oferecido em duas portas, já está disponível nas concessionárias ao preço de R$ 159.900.


As novidades para os entusiastas de plantão vão desde os faróis em full LED, rodas de liga leve 18 com dez raios, até o elevado aerofólio traseiro. Esse último, aliás, acrescenta elementos com a barra de LED horizontal, acompanhando a extensão da traseira. O escapamento é central e sai com acabamento em cromo.
 

No interior, o Civic Si traz bancos dianteiros em formato de concha, com costuras vermelhas e logotipos da versão. A costura vermelha dos bancos é replicada nas portas, volante e na coifa do câmbio, com alavanca em alumínio. Outros detalhes do interior são a iluminação vermelha do painel em TFT e dos comandos internos, os pedais em alumínio e o friso do painel de instrumentos com acabamento Dry Metal Carbon.
 

Mas o trunfo do automóvel é o motor 1.5 turbo de alta performance, com injeção direta, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote (Dual VTC) e quatro cilindros. O motor traz potência máxima de 208 cv aos 5.700 rpm e o torque de 26,5 kgfm aparece aos 2.100 rpm, e é mantido em 70% da faixa de rotação do motor. Combina também transmissão manual de seis velocidades – e engates curtos.
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De acordo com a Honda, o Civic Si é mais leve que a geração antiga e apresenta carroceria mais rígida. Dentre os itens de melhoramento, estão a direção elétrica adaptativa de duplo pinhão com relação variável, suspensão com acerto esportivo, amortecedores adaptativos e diferencial com deslizamento limitado.
 

Quem não abre mão da tecnologia, pode ficar despreocupado. O modelo traz de série freio de estacionamento eletrônico, travamento das portas por distância e ar condicionado digital de duas zonas. Na parte da conectividade, o novo Civic Si é dotado de sistema multimídia de sete polegadas sensível ao toque e é integrada aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, proporcionando conexão do smartphone ao automóvel. O Civic Si traz ainda sistema de áudio de 450 watts, com 10 auto-falantes.

* O jornalista viajou a convite da montadora

 

Comercialização

O Civic Si é comercializado no Brasil em versão única, coupê de duas portas, com quatro opções de cores: White Orchid Pearl, Crystal Black Pearl, Brilliant Sporty Blue Metallic e Rallye Red. O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem e está disponível em todas concessionárias da marca japonesa no País. 

 

TEST DRIVE 

 

O POVO ACELERA
 

Para testar a valentia do Civic Si, O POVO acelerou o modelo no autódromo Vello Cittá, no município paulista de Mogi Guaçu. O que impressiona no modelo é justamente o controle conferido para o motorista. O condutor “segura” o carro na mão, sendo responsável pela rodagem – apesar de a tecnologia também executar seu trabalho.
 

O câmbio manual com seis marchas e engates curtos também foi outro acerto – tendo em vista a leva de carros automáticos “esportivos” lançados quase todos os meses. De fato, é um coupê “raiz”. No ambiente controlado, atingimos a velocidade de 170 km/h. O interior do Civic Si entrega ao motorista a sensação de robustez, aliada com valentia.
 

Vale a pena o investimento? Para quem quer um modelo diferenciado e esportivo, a resposta é sim. Mas entenda que é um automóvel feito para um segmento específico. Vai ser difícil encontrar esse modelo com facilidade trafegando nas ruas de Fortaleza – diferente da versão Touring (topo de linha e menos radical) do sedã médio. A Honda trabalha com 60 unidades comercializadas no País. Dependendo da receptividade, no entanto, pode ampliar esse leque.  

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Ficha Técnica

 

Honda Civic Si
Motor: 1.5 L DOHC Turbo
Potência: 208 cv a 5.700 rpm
Torque: 26,5 kgfm entre 2.100 rpm e 5.000 rpm
Combustível: Gasolina
Direção: Elétrica
Transmissão: Manual de seis velocidades

Dimensões
Comprimento: 4,52 m
Altura: 1,42 m
Largura: 1,79 m
Peso: 1.740 kg
Tanque: 46,9 litros
Entre-eixos: 2,70 m
Porta-malas: 334 litros

Fonte: Honda   

 

AMORTECEDORES

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Modos de condução

 

Aprimoramento da condução é outra novidade do Civic. Por meio da tecla Sport, no console central, o condutor pode escolher entre dois ajustes de rodagem. Assim são alterados parâmetros de suspensão, acelerador e assistência de direção – diferente apenas do modo de condução convencional que deixa o motor dos automóveis mais “valentes”. No modo Sport, os amortecedores trabalham com mais carga, enquanto a resposta de acelerador fica mais direta e a direção, por sua vez, tem a sua assistência reduzida, tornando a conexão do condutor ainda mais visceral e intensa. Já no modo conforto, os amortecedores operam de forma mais suave, a assistência da direção é aprimorada e o acelerador permite condução mais “leve”.  

 

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Segurança


O Civic Si traz também sistema ABS, com distribuição eletrônica de frenagem, o VSA (controle de tração e estabilidade), além do exclusivo Agile Handling Assist garantem dirigibilidade em diversas situações. 

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