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Opção de mobilidade em Fortaleza, os aplicativos de transporte particular oferecem mais segurança aos passageiros, já que há a possibilidade de reportar contratempos, como perda de objetos nos carros, problemas com algum motorista ou casos de acidente.
Não há dados exatos sobre quantas pessoas são cadastradas nos aplicativos e a informação também não é passada pelas empresas por questão de estratégia, mas o número de downloads nas lojas virtuais de alguns aplicativos passa da casa dos milhões.
O cálculo da taxa de cada um varia. Todos possuem um valor mínimo, alguns cobram por taxímetro e todos oferecem desconto, seja na primeira corrida, seja em todas elas. Saiba quais os custos cobrados pelos os apps de transporte particular mais populares que atuam em Fortaleza.
UBER
O preço mínimo da corrida em Fortaleza é de R$ 6. A tarifa é calculada da seguinte forma: R$ 2,50 de preço base %2b 1,20 (por km) R$ 0,20 (por minuto). Há diferentes tipos de serviço. O Uber X é a opção individual mais econômica, o Uber POOL é a opção de compartilhamento de viagens com outros usuários e o Uber BLACK, opção premium disponível apenas para alguns clientes. O aplicativo dá uma estimativa de preço inicial e ela não varia ao fim da corrida. A Uber está disponível em mais de 500 cidades em 70 países. Em Fortaleza, desde 2016, já são cerca de 18 mil motoristas cadastrados.
SINDITÁXI PASSAGEIRO
O aplicativo surgiu em 2016 em Fortaleza. O valor das corridas é calculado por taxímetro e os clientes têm 30% de desconto em todas elas. Em Fortaleza, a bandeirada, o início da corrida, custa R$ 4,76. A bandeira 1 custa R$ 2,38 (por km percorrido) e a bandeira 2 custa R$ 3,57. A cobrança só é iniciada quando o passageiro entra no carro. O Sinditáxi pode ser uma opção mais barata durante o período de tarifas dinâmicas em outros aplicativos, já que não muda de tarifa devido à demanda. Um dos benefícios dos táxis é a possibilidade de rodar em faixas exclusivas para ônibus.
EASY
O aplicativo tem mais de 25 milhões de usuários espalhados por 420 cidades pelo mundo. Os clientes podem optar dentre os serviços Easy Economic, Easy Plus e Easy Táxi. As tarifas são cobradas por taxímetro e já são descontadas automaticamente as promoções. Segundo o portal da empresa, o motorista pode acrescentar taxas extras como pedágio, bagagens ou troca de município.
99 POP/ 99 TÁXI
Na 99 POP, o valor mínimo é de R$ 6, o preço inicial é de R$ 2,50, a taxa de quilometragem é de R$ 1,20 por quilômetro e a taxa de duração é de R$ 0,20 por minuto. O 99 Táxi roda por taxímetro. O aplicativo conta com as categorias: carro com motorista particular, táxi ou corrida com voucher corporativo. É possível acompanhar o valor cobrado em tempo real durante a corrida. Mesmo com uma pré estimativa do valor da corrida, o preço final pode variar por conta de trânsito ou mudanças de rotas.
VOCÊ MOTORISTA
DICAS
Mecânica
QUANDO O PNEU FURA, QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS SAÍDAS?
Quando acontece esse imprevisto, a alternativa mais comum é a troca pelo estepe. Porém, também há a opção de fazer reparo. “Se entrou um prego, você tem o chamado “macarrão” (massa alongada que é inserida no furo para tampá-lo), que você tira o prego e ele faz a vedação. Tem a segunda opção de um spray que você enche o pneu e ele tem uma cola dentro”, afirma o engenheiro mecânico Angelo Figueiredo. Além disso, o motorista pode recorrer à impermeabilização, que pode ser aplicado em qualquer pneu, no intuito de prevenir o incidente.
QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DE SE DIRIGIR COM PNEU FURADO?
Os efeitos podem ser revelados ainda com poucos quilômetros rodados após o incidente. Por exemplo, o carro fica puxando para o lado em que o pneu está furado. “Quando você dirige com pneu baixo ou seco, quebra as laterais, que são as fibras e o arame de aço”, explica o engenheiro mecânico.
QUAL É A MANEIRA CORRETA DE PASSAR POR QUEBRA-MOLAS?
Segundo o engenheiro mecânico Angelo Figueiredo, alguns motorista preferem encarar o quebra-molas de lado, ou seja, com apenas uma roda dianteira. Essa prática é utilizada principalmente em carros baixos, que têm mais chances de raspar na lombada caso passem frontalmente. “Muita gente anda de lado, mas você pode fazer torção no chassi (estrutura de suporte sobre onde a carroceria é montada). Eu gosto de passar de frente”, alerta.