A diferença entre crossover e SUV causa divergência de opiniões sobre quais requisitos cada um deve ter para serem classificados como tais. Para Luiz Mendes, especialista no mercado automotivo, é necessário ter tração 4x4, ser montado sobre chassi e com características de fora de estrada para ser um SUV. “Um veículo que não tem tração 4x4, montado em cima de uma plataforma de passeio, isso é um crossover. O crossover não vai ser usado para fazenda, para carregar cimento”, ressalta.
Em contrapartida, dono da oficina Sertões Off Road, Cláudio Holanda acredita que a presença da tração 4x4 não é um dos requisitos, mas concorda sobre a forma de montagem do SUV. “Tem alguns SUVs que têm suspensão independente, outros não. Nem todos SUVs são 4x4, a grande maioria é opcional. Normalmente, os SUVs são de chassi mesmo. Os crossovers, a maioria seria monobloco”, argumenta.
[QUOTE1]
Porém, os dois conceitos se misturam bastante. “Essa diferenciação hoje praticamente não existe. Adaptaram carros de rua normalmente, eles chamam crossover de SUV, criam até categorias como minisuv. Denominam por questão de mercado”, explica Luiz. Outro fator que contribui para a confusão é a maioria dos carros não serem mais montados em chassi por questão de peso e de segurança, sim em monobloco.
Além disso, a real essência de ser utilizado em solos acidentados não é tão levada em consideração na hora da aquisição e muitas pessoas, como César Aziz Ary, dirige apenas no asfalto. “O público é muito variado. Desde pessoas que vão utilizar fora de estrada, pessoas que vão usar no dia a dia da cidade, que se sentem mais seguros em um carro com essa proposta”, afirma Ricardo Feitosa, gerente da Welle Motors, concessionária da BMW.