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Novidade, novidade não são. Já estão por aí desde abril. Mas juntos, em Recife, mostraram a disposição da Honda para emplacar ambos. Cada um na sua praia. E cada um cobrando o que acha que merece para quem acha que os merece. O (ou a, como se diz no Ceará) CR-V chega à sua garagem por R$ 189 mil. Já o Civic Si por R$ 162,9 mil.
Quando CR-V chegou ao Brasil custava R$ 179.900- já cerca de R$ 30 mil mais cara do que a anterior. É um senhor carro que cobra por isto. A versão trazida para o Brasil dos EUA é apenas a topo de linha, a Touring. O pacote de equipamentos e o motor turbo explicam.
O POVO guiou o modelo entre Recife e a praia de Itapuama, depois da famosa reserva do Paiva, a cerca de 45 km de distância. Tanto em trechos urbanos como na estrada a sensação de conforto e segurança que se espera. Especialmente depois de dirigir o Civic Si, um modelo esportivo, naturalmente com outra proposta. Oferece boa dirigibilidade e bastante espaço interno. A rigor, virtudes presentes noutros modelos do mercado. Mas nesta hora entra a relação com a marca.
O novo CR-V tem o primeiro motor turbo na história do modelo: o 1,5 litro DOHC com injeção direta e quatro cilindros em linha com duplo controle de tempo de abertura das válvulas (Valve Timing Control - VTC). Nunca na história do carro, houve motorização tão potente. Possui potência máxima de 190 cv e 5.600 rpm. O torque máximo é de 24,7 kgf.m, entre 2.000 e 5.000 rpm. O novo motor turbo alimentado trabalha em sintonia com a transmissão continuamente variável (CVT).
Estamos falando da quinta geração do carro. Um utilitário esportivo líder de vendas entre os exigentes norte-americanos. Ele tem sim forte carga genética dos primos Accord e Civic Geração 10, os três sobre a mesma plataforma.
Ele se apresenta com faróis estilizados e cercados por um conjunto de luzes de rodagem diurna em LED em forma de asa em todos os modelos e para-lamas largos e com mais músculos. Capô logo, maior distância entre eixos e novas saídas duplas do escapamento são alguns elementos que lhe conferem a pegada nova.
Lá no porta-malas, estreia o sistema Hands Free Access Power Tailgate (porta traseira acessível sem uso das mãos). Já presente em modelos diversos como o Ford Edge, permite abrir e fechar o porta-malas com um simples movimento do pé para ativar um sensor sob a traseira do veículo.
*O jornalista viajou a convite da Honda
Honda CR-V
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 1.5, 16V, comando duplo variável, turbo, injeção direta de gasolina
Potência: 190 cv a 5.600 rpm
Torque: 24,5 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: Automático variável CVT, tração integral
Direção: Elétrica
Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e multilink (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e sólidos (tras.)
Pneus: 235/60 R18
Dimensões: Compr.: 4,59 metros / Largura: 1,85 m / Altura: 1,66 m/ Entre-eixos: 2,66 m
Tanque: 57 litros
Porta-malas: 522 litros
Peso: 1.607 kg
Central multimídia: 7 pol., sensível ao toque
Garantia: 3 anos
made in usa
O novo Honda CR-V foi desenvolvido pela Honda R&D; Co. Ltd., no Japão e é fabricado nos Estados Unidos.
Os tons da versão
O modelo será ofertado em versão única, Touring, e tem como cores externas as opções White Diamond (Perolizada), Lunar Silver (Metálica), Cristal Black (Perolizada) e Basque Red (Perolizada) e três opções de acabamento interno, dependendo da cor externa: marfim (para as cores White Diamond e Basque Red), preto (para a cor Lunar Silver) ou cinza (para o Cristal Black).