[FOTO1]
A Citroën estreia no segmento SUV com um modelo gestado no Brasil e exportado para a Europa há quatro anos. Agora, o C4 Cactus volta aos trópicos e é lançado com as proporções de utilitário esportivo, mecânica e design adaptados à realidade nacional. Em seis versões, com preços de R$ 68.990 a R$ 98.990, a marca francesa espera conquistar desde o consumidor interessado em espaço e conforto para a família àquele aventureiro nas horas vagas, que dirige no asfalto, na areia e na lama - até mesmo na neve, por causa da tecnologia Grip Control que melhora a aderência no chão.
[SAIBAMAIS]
Aqui, o parachoque tem ângulo de rampa mais avantajado e altura em relação ao solo para disputar com Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Hyundai Creta ou o novíssimo T-Cross (VW) - a ser lançado em 2019. "É focado em uma família, mas não só, um jovem que além de usar o carro na cidade, quer uma pegada mais longe no fim de semana, principalmente em Fortaleza", diz Cláudio Lobão, responsável por síntese-cliente da Peugeot Citroën.
O projeto do C4 foi desenvolvido no País em meados de 2011, mas não chegou ao mercado na época porque, segundo o diretor de design para a América Latina, Daniel Nozaki, o público não o entendeu. Modelo agradou à equipe da Europa, e o carro acabou sendo lançado lá como hatch. "Por coincidência, na América Latina precisávamos de um veículo no segmento SUV. Foi aí que a gente escolheu o Cactus, pela proporção diferenciada, o segmento é cheio de SUV que estão na mesmice", opina.
Desde então, os airbumps (bolsas laterais) diminuíram de tamanho, e também foi realizada pesquisa para adequar os sons internos do carro ao gosto brasileiro. "Essa pesquisa foi feita com vários públicos, de várias idades, e a gente começou a ver que a música brasileira tem uma puxada mais para todos os graves, e que o brasileiro não estava acostumado a ouvir um som no carro com poucos graves", explica Lobão. Assim, uma espuma de material mais leve foi utilizada para "vedar" o carro e transformar forros e portas em uma caixa acústica.
No lançamento oficial do carro, no último dia 28, o grupo PSA aproveitou para divulgar o novo posicionamento chamado "Inspired by You". "A grande plataforma dessa nova Citroën é o nosso programa Citroën e Você, de benefícios exclusivos para o cliente, que traz fidelidade premiada. Cada vez que você vai com o seu Citroën a uma concessionária ganha descontos para retornar novamente, comprar uma peça, realizar uma manutenção", aponta a Country Manager Brasil da Citroën, Ana Theresa Borsari.
Entre os atrativos, revisão a preço fixo, recompra garantida, oito anos de assistência 24 horas, veículo reserva em reparo de mais quatro dias, descontos de 10% acumulados a cada revisão na compra de peças e acessórios, descontos progressivos na mão de obra e em itens para carros mais antigos, verificação e complementação gratuita de fluidos do veículo etc.
Quem adquirir o Cactus na pré-venda receberá as três primeiras revisões gratuitas, além de valorização de até R$ 3 mil em usados da marca. A produção do carro é na fábrica em Porto Real (RJ).
*A jornalista viajou a convite da Citroën
VERSÕES
Live 1.6 manual - R$ 68.990
Feel 1.6 manual - R$ 73.490
Feel 1.6 automático e Feel Business - R$ 79.990
Feel 1.6 Pack automático - R$ 84.990
Shine 1.6 THP automático - R$ 94.990
Shine 1.6 THP Pack automático - R$ 98.990
Shine Pack
Motor 1.6 Turbo THP 173 Flex
Potência
Álcool: 173 cv a 6.000 rpm
Gasolina: 166 cv a 6.000 rpm
Torque
Álcool: 24,5 kgf.m a 1.400 rpm
Gasolina: 24,5 kgf.m a 1.400 rpm
Direção
Elétrica com assistência variável
Transmissão
Câmbio automático sequencial de 6 marchas com modo ECO e SPORT
Tração dianteira
Dimensões
Comprimento 4.170 cm
Largura 1.714 mm
Largura (com espelhos) 1. 979 mm
Altura 1.563 mm
Entre-eixos 2.600 mm
Altura em relação ao solo 225 mm
Ângulo de ataque (dianteiro) 22º
Ângulo de saída (traseiro) 32º
SEM RIVALIDADE
Por enquanto, a Citroën não parece gastar muita energia para concorrer com o público usuário de aplicativos de transporte e movido pelo desapego aos carros. "Acredito que tenha mercado para todos os públicos, aqueles que buscam simplesmente os aplicativos, eles não consomem o automóvel, mas vão experimentar os nossos carros e vão se apaixonar", responde a Country Manager Brasil da Citroën, Ana Theresa Borsari.
Segurança no transito
[FOTO2][FOTO3]
Auxílio ao condutor. Essa é a premissa do pacote tecnológico de segurança do C4Cactus: sistema de frenagem automática, alerta de colisão, alerta de saída de faixa e até de atenção ao condutor para identificar quando o motorista está cansado ou desatento ao trânsito.
Chefe de produto da Citroën do Brasil, Lucas Lins avalia a democratização de tecnologias vistas em veículos acima de R$ 150 mil.
"O condutor continua sendo o ator principal para evitar os acidentes, porém ele traz esses itens que vão atuar de maneira ativa ou preventiva fazendo com que tenha cada vez mais uma condução consciente, evitando acidentes. A gente entende que daqui para frente, cada vez mais o consumidor brasileiro vai pedir isso, a legislação brasileira vai impor".
Números
14 Combinações possíveis de cor
12 Itens de auxílio à consução