Os itens que mais consomem a bateria do carro são o som, principalmente se for um som pesado que exija muita bateria e o farol de neblina. Aqui é bom verificar se o carro está alternando direito, pois se não tiver, a bateria não permanece rendendo os 14 amperes que é o ideal. Alguns acessórios extras como luz de LED, as pessoas pensam que irá consumir muita bateria, mas é o contrário. A economia é muito maior nas lâmpadas de LED, além de não esquentar.
O que fazer quando a luz de injeção acender?
Ao perceber que a luz de injeção foi acendida no painel, procure alguém que trabalhe com injeção e que identifique onde está o defeito. A luz acendendo nem sempre é sinal de que seja injeção. Se houver pelo menos uma lâmpada queimada, já é o suficiente para fazer a luz de injeção acender no painel. E pode ser qualquer lâmpada, como a da ré, do pisca ou qualquer outra.
A bateria deve ser trocada de quanto em quanto tempo?
A maioria das baterias oferece um ano de garantia. Já existem algumas de um ano e meio, outras chegam até a durar um ano e oito meses. No geral, recomenda-se adquirir uma nova bateria depois de um ano de uso, principalmente quando você sentir ela se desgastando e o motor virando pesado. Nessas horas é bom pedir para o seu mecânico verificar se o problema é de fato a bateria, ou se é o carro que não está operando direito.
Ao fazer a conhecida "chupeta", o outro veículo que tiver dando suporte não perderá um pouco da carga de eletricidade de sua bateria?
Normalmente ao se fazer a chupeta, a bateria do carro que estiver oferecendo ajuda ficará intacta e não perderá potência ou carga elétrica. É necessário apenas que este carro esteja funcionando, de preferência com alguém dentro do veículo dando uma leve acelerada para não cair. Isso irá contribuir para o funcionamento do outro veículo que tiver perdido a carga da bateria.
Por que o farol acende quando o carro está com a bateria quase esgotada, mas o motor de partida não funciona?
A corrente necessária para o funcionamento do farol é infinitamente menor do que a necessária para o funcionamento do motor de partida. O farol pode até acender e emitir uma forte luz, mas conseguir acionar o motor já é algo que requer um uso maior da bateria. O motor é maior e mais pesado, enquanto os faróis são pequenos e por isso requerem menos energia. E isso se aplica a vários outros utensílios do carros. Pode ser que o seu para-brisa funcione, mas o motor não dê partida, por exemplo.