Quando perguntam ao presidente da Livraria Cultura, Pedro Herz, qual livro que ele recomenda como lançamento, ele responde: qualquer um que você não leu ainda. Pois bem. A Amarok V6 Highline, com o motor 3.0 V6 TDI (turbodiesel) de 225 cv, já não é uma novidade. Mas se o caro leitor interessado em uma picape média ainda não a conhece, ela merece atenção. Ela é a mais potente do mercado brasileiro e tem suas virtudes. Sai por R$ 196 mil.
Testá-la apenas em trecho urbano é um crime. O carro pede chão e frustra a cada brecada nos sinais desta Cidade tão semaforizada. O POVO a guiou em ambas as condições, apesar do tempo curto. Pegamos a versão cabine dupla. Ampla como uma sala das grandes, ela oferece espaço de sobra para os dois ocupantes da frente. Isto implica ao mesmo tempo conforto, pela distância entre ambos, e pouco aconchego, pela mesma razão. O uso define se virtude ou não.
Ela tem elegância, mesmo com a natural pegada utilitária. Com a nova motorização, a Volkswagen engrossou o pescoço ante a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux, sem contar a Ford Ranger e a Nissan Frontier, também mais parruda com a nova geração. Dirigir a Amarok V6 TDI confere sensação de estar ao volante de um veículo de luxo. Inclusive, sobe fácil aclives (?!).
A Amarok V6 Highline tem configuração de carroceria cabine dupla e extensa lista de itens de série. No rol, recursos como faróis bixenônio com luzes de uso diurno de LEDs e sistema de frenagem automática pós-colisão. A central de infotainment "Discover Media" permite a locução de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E também dá para responder por meio de comando de voz.
A esta central, o sistema de assistência de estacionamento "Park Pilot" se conecta. Avisa da aproximação de obstáculos na dianteira em manobras e transmite a imagem da câmera traseira. Trazendo para a vida real das garagens exíguas, nem deveria ser opcional, mas obrigatório. Em certas fases da vida, um motorista estaciona em muitas garagens diferentes. Nesta hora, importa esta ajuda.
ANOTAÇÕES
• A motorização V6 3.0 Turbodiesel veio da co-irmã Audi, que estreou esse mesmo motor no SUV de luxo Q7.
• O motor V6 e transmissão automática de oito velocidades são trunfos. Na época da pré-venda, esgotou logo nas primeiras 24 horas o primeiro lote de 450 unidades.
• A inscrição V6 no canto direito da grade frontal é como um crachá a complementar o logo da VW.
• Tem motor dianteiro, longitudinal, 3.0, 6 cilindros em V, turbo diesel.
• A potência: 225 cv a 4.000 rpm.
• O torque: 56,1 kgfm entre 1.500 e 2.500 rpm.
• O câmbio é automático de 8 marchas; tração integral.
• A direção é hidráulica, embora lá fora (Europa e EUA) já seja elétrica.
• Os pneus são R19 255/55.