Logo O POVO+
Cuidados com o motor
PopVeiculos

Cuidados com o motor

Quais as diferenças entre o motor que utiliza álcool, gasolina e diesel?
Edição Impressa
Tipo Notícia
car engine (Foto: freepik)
Foto: freepik car engine

Os motores utilizados em automóveis, motos, caminhões e demais veículos pesados são de combustão interna. Funcionam por meio da combustão do ar e do combustível dentro de cilindros, que movimentam peças móveis encarregadas de transformar a força proveniente da combustão em potência útil. É o que explica Anderson Luiz Dias, engenheiro mecânico e técnico em manutenção automotiva. "Os motores a etanol ou gasolina obedecem o ciclo Otto. Os motores que funcionam com o combustível diesel obedecem o ciclo Diesel. O motor a ciclo Otto responde mais rápido, consegue operar em velocidades mais altas, enquanto o motor a diesel responde um pouco mais devagar, mas consegue entregar mais força em velocidades mais baixas."

Quantos quilômetros pode durar o motor de uma moto?

O engenheiro mecânico Anderson Luiz Dias afirma que motores de combustão interna, utilizados em carros e motos, têm durabilidade que pode variar de 100 mil a 300 mil quilômetros. "As motos oscilam entre 100 e 150 mil quilômetros, enquanto os carros partem de 150 a 300 mil. Claro que esses números dependem da correta manutenção do motor, que deve ser feita seguindo as recomendações do fabricante."

O que são cilindradas do motor?

Os motores de combustão interna operam com pistões e cilindros. Os pistões executam movimentos retilíneos de "vai e vem dentro" dos cilindros. Nesses movimentos existem os pontos que os pistões param e invertem o movimento. Os ciclos que os motores obedecem consistem em quatro movimentos dentro do cilindro (tempos). "O primeiro tempo é a admissão. O pistão encontra-se no ponto morto superior e desce até o inferior. Ao realizar esse movimento, aspira o ar ou a mistura ar/combustível para dentro. O volume aspirado é a quantidade de um cilindro. Se multiplicarmos esse volume pelo número de cilindros do motor, temos cilindrada, ou volume deslocado total. Isso é, geralmente, dado em centímetros cúbicos ou em litros", explica o engenheiro Anderson Luiz Dias.

A troca de óleo por sucção ou drenagem: qual a melhor opção?

Os equipamentos que realizam a troca de óleo por sucção geram uma depressão dentro da linha de óleo do motor para sugá-lo e canalizá-lo. O engenheiro Anderson Luiz Dias aconselha fazer drenagem, pois é um procedimento seguro e confiável. "Quando colocamos um máquina para realizar, estamos colocando mais uma variável, pois como toda máquina, também necessitará de manutenção. Creio que se a oficina cobra a mais pelo uso da máquina, sugiro que troque pela drenagem. Além disso, um técnico mecânico experiente pode facilmente detectar problemas no motor apenas vendo o estado no qual o óleo desce pelo orifício do cárter."

O que você achou desse conteúdo?