O hobby do antigomobilismo não é solitário. É comum que os proprietários organizem encontros, troquem informações e façam novas amizades. Para o comerciante Renato Barboza, a prática mudou a vida dele. "Você entra numa família muito grande, pois todos estão infectados com a ferrugem no sangue. Somos todos amigos e irmãos. Carro antigo pra mim é uma paixão na qual carregamos nossas baterias para tocar a vida pra frente", declarou.
O Flashbackers, organizado e criado por Neandro Nascimento e Carlos César Cirino, é um exemplo de iniciativa que reúne apaixonados por antigomobilismo em Fortaleza. Iniciado em 2005, o encontro surgiu como uma alternativa para quem curtia o assunto, mas não necessariamente tinha condições de comprar e manter um carro antigo. "Foi um dos pioneiros. Existia outro encontro, mas era fechado, e o Flashbackers começou para agregar todo mundo. Mesmo que seu carro estivesse mais enferrujado ou com algumas coisas para consertar, o importante não era você ter um carro antigo original, era você ter o amor por esses veículos. Lá todo mundo é bem-vindo. Nós somos o clube da ferrugem", explica Beto Rocha.
Hoje, os encontros ocorrem mensalmente, reunindo entre cerca de 50 e 60 carros, e semestralmente, quando a maior divulgação permite o encontro de cerca de 300 veículos antigos dos mais variados tipos. Beto afirma que os participantes não se restringem a fortalezenses, e o Flashbackers acolhe o público do Interior e até de outros estados. "Nesses encontros, você fica sabendo onde vende a peça do seu carro, que oficina cuida dos carros antigos, descobre algum mecânico de confiança. O objetivo é resgatar a história do automóvel", aponta Beto.
O próximo grande encontro está previsto para ocorrer em agosto - o local ainda não foi confirmado. Os encontros mensais costumam ser realizados na Praça Argentina Castelo Branco e no Reserva Open Mall.