Logo O POVO+
Veículos conectados
PopVeiculos

Veículos conectados

Tecnologias embarcadas nos carros podem facilitar a rotina no trânsito. Entre as funções, viva-voz de mensagens, alertas de defeitos e até piloto automático
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Os carros estão cada vez mais equipados com sistemas que facilitam a dirigibilidade, mas também a sensação de bem-estar dentro do veículo. Com o infoentretenimento conectado ao celular, por exemplo, é possível enviar e receber mensagens, acessar mapas e até atender ligações sem tirar as mãos do volante. Isso pode evitar acidentes, mas mesmo com todos esses recursos,  o uso de telefones ao dirigir exige cuidados. 

O risco do motorista sofrer um acidente aumenta em 400% com o uso do celular ao volante, de acordo com a Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA). Dentre as capitais do Nordeste, Fortaleza aparece em 1º lugar, com o maior número de pessoas que usam celular ao volante. Os dados foram divulgados em pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde.

Dentro dessas tecnologias, a fabricante Hyundai entra com dois sistemas, um deles chamado de Bluemedia TV, que permite o acesso à TV digital, mas não ao GPS. O outro, blueNav, possui os mesmos recursos, mas, dessa vez, com o navegador completo, que indica até mesmo o posicionamento de radares, como afirma Rafael Delmiro, consultor de vendas da Grande Coreia. No entanto, como a utilização de equipamentos de imagens não são permitidos na região frontal do veículo, o televisor só funciona com o carro parado. "Hoje temos o HB20. Quando se trata de tecnologia ele vem com o Bluemedia de som com sete polegadas de tela sensível ao toque. Não precisa tirar a mão do volante ao fazer uma ligação pelo sistema de som. Hoje é bastante útil pela segurança e praticidade", diz Rafael.

A trava elétrica nas quatro portas está em toda a família HB20, já vem de fábrica em todos os carros da Hyundai. O consultor pontua que ela tem duas formas, podendo ser manual ou automática. "Na versão mais completa funciona automaticamente. Quando você sai, entre três e cinco segundos ele faz o travamento automático."

A Fiat apresenta dois sistemas para integrar os motoristas ao veículo. O primeiro deles é o Blue&Me com comando de voz e botões ao volante, em que o motorista pode escolher música e realizar ligações com o celular conectado via Bluetooth. A central é capaz de analisar os trajetos, o desempenho, a taxa de emissão de poluentes e o consumo de combustível. O segundo sistema é chamado UConnect. Ele integra câmera de ré e reprodução de DVDs enquanto mantém o motorista atento à condução do veículo.

A Ford aposta na solução Sync TI. David Rios, gerente de veículos novos da Ford Crasa fala que umas das conectividades embarcadas nos carros é o sistema de viva-voz. "É possível realizar ligações, ouvir mensagens de texto, procurar as músicas preferidas, resfriar ou aquecer o ambiente e utilizar o GPS. Essas são apenas algumas das funções desse serviço." David explica que na versão mais completa, o sistema é chamado de My Ford e possui recursos extras como tela sensível ao toque e conexão com a internet.

A linha da Ford ainda possui o espelhamento de Spotify a partir dos modelos KA hatch SE Plus. "Na nossa gama de catálogo tempos esse sistema no EcoSport, no Ford Ranger e no Ford Fusion. Eles têm controle de som no volante. É um comando de voz para que basta falar 'ligar para Crasa', e ele já obedece e realiza a ligação." Há também o sistema de espelhamento de alguns aplicativos de celular, como Google Maps, Spotify e Waze na própria tela flutuante. "O espelhamento funciona via USB. Ele transmite a tela do celular para o painel", acrescenta o gerente. 

A partir da KA Hatch SE Plus o condutor tem um dispositivo no painel que acende a luz da troca de óleo, a luz da injeção eletrônica e, se houver algum defeito no freio ABS e no Airbag, elas também são acionadas. "São essas luzes que auxiliam o proprietário. Alguns veículos vêm com o piloto automático. Ao ligar, você pode estar numa estrada com uma lombada eletrônica, e ele faz o sincronismo para ficar em 80 km/h e manter a velocidade constante", explica David.

 

Precauções ao dirigir

• Mesmo com toda tecnologia embarcada nos carros atuais, o condutor deve sempre estar atento às leis de trânsito.

• Para dirigir é necessário atenção, concentração e percepção.

• As funções motoras são as respostas ao que se vê e ouve e, normalmente, temos 0,5 segundo para respondê-las. Precisamos ter direção segura.

• O viva-voz prejudica a atenção, a concentração e o raciocínio. "Ele tira a sensibilidade tátil, porque temos de acionar o celular de alguma forma. Você divide seu cérebro em duas coisas, o carro e o celular, ainda que no viva-voz", reforça o médico especialista Dirceu Rodrigues Alves.

• Quando se ouve o celular tocar, automaticamente o efeito surpresa é acionado, e o motorista passa a ter uma direção mecânica ou automática.

Fonte: Dirceu Rodrigues Alves, médico especialista e diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet)

Volante

A possibilidade de acidente pode aumentar em até quatro vezes ao falar pelo celular, porque mesmo com as mãos no volante, a atenção da pessoa não está toda na direção. Dificulta o reflexo e a tomada de decisão, aponta Dirceu Rodrigues Alves, médico especialista e diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

Tecnologias

• Bluemedia TV

• bluNav

• Blue&Me

• UConnect

• Sync TI

• My Ford

O que você achou desse conteúdo?