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Novo Onix não muda de preço
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Novo Onix não muda de preço

Versão de entrada, contudo, chega às lojas só em novembro. Por enquanto, Chevrolet só quer saber do Onix Plus, o sucessor do Prisma
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Novo Onix Premier (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Novo Onix Premier

A Chevrolet tinha um desafio semelhante ao da Toyota com seu Corolla 2020: mexer no líder. O risco de dar pra trás sempre há, mas a montadora norte-americana agiu na ponta dos dedos e entrega ao mercado um forte candidato a seguir no topo do pódio. Ele vende mais que o segundo e terceiros somados. Na versão sedã, o Onix chama-se Onix Plus, dando adeus ao Prisma.

No evento de lançamento, em Porto Alegre, apenas o topo de linha foi oferecido aos jornalistas, na nova versão Premier. O Onix hatch tem os mesmos preços da versão anterior. Começa em R$ 48.490. Já o Plus inicia em R$ 54.990 (para frotistas) e chega a R$ 76.190. Neste novo Onix, nova plataforma e novo motor, o 1.0 turbo. A GEM (Global Emerging Markets), a arquitetura modular, é a mesma do Onix hatch, assim como será de outros modelos da gama, como a futura Tracker e outros.

Na frente, aliás, destaque para a nova grade. A parte de baixo é maior, segundo a GM, para otimizar a refrigeração do motor. A parte de cima, mais estreita, acompanha o contorno do conjunto óptico com a gravata da Chevrolet dourada ao centro. Na versão Premier, os faróis têm projetores. Já as luzes de condução diurnas em "L" contornam a base do para-choque.

O Onix Plus ficou um tanto maior do que o antecessor. O comprimento chega a 4,47 metros (19,4 centímetros a mais) e o entre-eixos a 2,60 m (7,2 cm extras). Já a largura é 4,1 cm maior.

Dentro, tem muito plástico. Contudo, nem tudo está perdido. Anda que não sejam do tipo soft touch, tem uma textura acima do comum. Nas portas, exibe uma parte emborrachada. Ela tem cor e acabamento diferentes, o que gera a sensação de estar em um carro de luxo. Pelo menos por um momento. Existem apliques de imitação de couro nas portas da frente. Já nas traseiras, plástico rígido mesmo. Não se pode querer tudo neste segmento.

A central multimídia MyLink está lá. A pequena tela de sete polegadas também. O quadro de instrumentos vem com velocímetro e conta-giros bem resolvidos.

Há recursos inusitados para a categoria dele. O sensor de ponto cego é um. Fica nos retrovisores e alerta quando um carro ou moto vem passando. O pacote de segurança de série é campeão. São seis airbags (frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina), controle eletrônico de estabilidade e de tração e assistente de rampa, o hill holder (ele dá um tempo para o motorista não se aperrear com o carro descendo em uma subida quando parado).

A segunda geração do Onix chega como um motor inteiramente novo, de três cilindros, da família Ecotec. Chega em duas configurações: 1.0 aspirado (até 82 cv/10,6 kgfm) e 1.0 com turbo (até 116 cv/16,8 kgfm).

Caso queira mais tecnologia, pode ser. Assistente de estacionamento é um exemplo. Basta acionar acelerador, câmbio e freio. Recurso de carros mais caros.

O Wi-Fi da Chevrolet é uma parceria exclusiva com a Claro. Além dos 3GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir futuramente planos de dados adicionais de 2GB até 20GB/mês.

*O jornalista viajou a convite da Chevrolet

 

Parte este mês e em novembro

O Novo Onix Plus chega este mês às lojas, enquanto o hatch só em novembro. Ambos contam com as opções de acabamento Onix, LT, LTZ e a inédita Premier. "Mais uma vez, o Onix vai subir a barra do seu segmento. Tecnologias até então impensáveis para a categoria, como Wi-Fi, assistente de estacionamento e seis airbags, agora estão disponíveis no Novo Onix. E o melhor: pelo mesmo preço", disse no lançamento Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

Motor turbo, assistente de estacionamento semiautônomo, acionamento da ignição por botão, sensor de ponto cego e nova geração do multimídia MyLink são outras novidades disponíveis para o novo Onix e para o novo Onix Plus, como passa a ser chamado o sedã.

Proposta de carro inteligente

O novo Onix é capaz de identificar seu motorista pela presença da chave eletrônica e permite o destravamento da porta e o acionamento da ignição por botão. Antes mesmo de embarcar, é possível iniciar a climatização da cabine pelo aplicativo.

A bordo, o Wi-Fi do carro se conecta automaticamente ao smartphone do usuário, que pode indicar o melhor caminho. E se uma atualização estiver disponível para determinados módulos eletrônicos do carro. A operação é feita remotamente via internet. Já o sensor crepuscular entende que a luminosidade está baixa e liga os faróis. Em caso de acidente mais grave, o carro pode avisar uma central 24h com sua posição para envio de resgate.

 

Notas

• Havia um conceito ruim do Onix quanto à segurança. Havia. A Latin NCAP atestou, com base em testes de colisão (crash tests) do sedã, que ele está muito bem. Obteve cinco estrelas para adultos e para crianças.

• Os bancos dianteiros inteiriços, com encostos fixos, são para amar ou odiar. O banco traseiro acomoda bem um passageiro com mais de 1,80m, caso de um colega de teste drive a bordo.

• Duas entradas USB na parte de trás são um plus e tanto.

• O porta-malas aceita 469 litros. É bem extenso e tem profundidade. Explica-se, o estepe de emergência (medida 115/70 R14) é daquele tio menor e mais fino. Segura as pontas por 80km.

• O Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro diz que ele faz com gasolina 12 km/l (cidade) e 15,7 km/l (estrada). Com etanol, respectivos 8,6 km/l e 10,9 km/l.

• O isolamento acústico não é o forte do carro.

• O percurso do test Drive foi feito entre Porto Alegre e Osorio, local de um famoso parque eólico gaúcho. Sempre em high way, na BR 290, no houve oportunidade e experimentar buraqueiras da vida real. Ao todo, 180 km revezados com mais dois jornalistas. O POVO guiou por 60km.

• A Internet a bordo, com o 4G da Claro, funcionou bem. A promessa é de até sete pessoas ao mesmo tempo conectadas - embora o carro seja para cinco passageiros. Apple CarPlay e Android Auto tudo certo.

O modelo permite até dois celulares conectados ao Bluetooth. O pacote completo do Onix Plus inclui carregador por indução (sem fio).

 

Serviço

Concessionária Chevrolet Sanauto

Av. Barão de Studart, 1630

Telefone: 4042-0970

Silcar Veículos

Av. Santos Dumont, 6575

Telefone: (85) 3771-3928

Codisman Fortaleza Matriz

Av. Rogaciano Leite, 1815

Telefone: (85) 3277-5000

 

QUANTO CUSTA

Onix Hatch

R$ 48.490 a R$ 72.990

Onix Plus sedã

R$ 54.990 a R$ 76.190

Onix Premier

R$ R$ 69.990 a R$ 76.190

 

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