Logo O POVO+
Em vez de retrovisores, câmeras
PopVeiculos

Em vez de retrovisores, câmeras

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A grande atração da Fenatran 2019 foi a Mercedes-Benz. A alemã investiu no estande (2.818 m²) 16 caminhões em exposição, superprodução na apresentação e novidades. Além de exibir a Sprinter, já apresentada duas semanas antes em evento em Curitiba, a montadora levou o primeiro caminhão sem retrovisores externos convencionais da América Latina. O Novo Actros, a ser vendido em 2020, chegou à Fenatran como vedete do Salão. É opcional, o cliente pode levar com retrovisores à moda (agora) antiga.

O caminhão tem o sistema batizado de MirrorCam. São retrovisores digitais. Há câmeras instaladas no lugar onde haveria os retrovisores. As imagens captadas são exibidas, simultaneamente, em duas telas de 15 polegadas (na vertical) no interior da boleia. Uma no lado do motorista e outra no lado do passageiro.

No discurso de venda da novidade, a Mercedes aponta a economia como virtude. Fala em redução do consumo de combustível, graças aos ganhos aerodinâmicos das pequenas câmeras externas. Outra: com o sistema, o caminhoneiro, mesmo com as cortinas internas da cabina fechadas, pode acionar o sistema a qualquer hora para verificar as imagens captadas pela câmera. Monitora assim o entorno do caminhão sem precisar sair da cabina.

O motorista pode enxergar veículos e objetos em uma área de até 250 metros. A função de "Deslocamento Vertical" permite que o motorista sempre tenha a opção de mover a área da imagem exibida para cima e para baixo. O sistema também permite ajuste manual horizontal do campo de visão. A função "Vista para manobra" permite otimizar o campo de visão em velocidades abaixo de 10 km/h.

Nessa função, o campo de visão do sensor próximo ao veículo é representado na área superior da tela e o campo de visão do sensor afastado do veículo é representado na área inferior. Na prática, pode-se observar simultaneamente o eixo do caminhão e do implemento durante manobras.

O sistema foi projetado para marcha à frente em todas as velocidades e em todas as condições de trânsito, bem como também para marcha à ré. O sistema é ativado a partir de ações como destravamento e abertura da porta ou acionamento do motor. Após o desligamento do motor do veículo, o sistema também desliga automaticamente.

O caminhão será pioneiro em lançar no País o ABA 5 de série, o sistema que freia automaticamente o caminhão quando identifica pedestres, veículos e obstáculos estáticos e móveis a sua frente. A Mercedes já lançara a função em ônibus. A conectividade se dá por dois painéis digitais, espelhamento de celular via Apple CarPlay ou Android Auto, além de recarga sem fio, dentre outros recursos.

"Com o MirrorCam, somos o primeiro fabricante de caminhões a oferecer essa opção na América Latina. Assim, estamos dando mais um passo marcante e consistente no sentido de concretizar o que imaginamos para o futuro do transporte de cargas em todo o mundo", disse Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. (Jocélio Leal)

 

O que você achou desse conteúdo?