O Equinox agora são quatro. Seja qual for a versão, o comprador poderá dizer que tem um. Mas há uma diferença determinante. Três com o novo motor (no Brasil) 1.5 turbo de 172 cv e apenas uma com o 2.0 turbo de 262 cv. A variação no cardápio, segundo a Chevrolet, foi com uma intenção clara: ganhar um trunfo para se engalfinhar na parte mais baixa dos preços do segmento. O Equinox de entrada chegará às lojas menos potente, mas por R$ 129.990.
O POVO testou o Equinox 1.5 turbo no campo de provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP). A sensação na estrada é de que, embora com menos cavalos, o carro oferece boas respostas quando requisitado. A suspensão idem. Naturalmente, não ignorando o fato de que não se trata do 2.0 Turbo (isto aparece em velocidades mais altas na reta) nem que ele é um SUV, não um sedã.
Quem leva o carro com motor 1.5 Ecotec com turbo e injeção direta, primo do 1.4 turbo do Cruze, sabe que ele não tem start stop (não vai se desligar em caso de parada para gerar economia) e, tampouco, é flex (só bebe gasolina). Importante anotar também que não há tração integral nas mais em conta. A tração integral (AWD) com assistente de declive está restrita ao topo de gama, portanto, Premier 1.5 e 2.0 Turbo.
Na configuração 1.5 turbo, há uma opção intermediária a oferecer a versão especial Midnight, de acabamento interno e externo todo escurecido. Foi essa que O POVO dirigiu. Assim como na S10, com toque esportivo graças ao preto. Ele está na pintura da carroceria, na grade frontal, nas máscaras das luzes auxiliares e nas rodas aro 19. O tom metálico, brilhante e fosco complementa a identidade. Aliás, quase. A gravata Chevrolet escurecida lacra.
A propósito do motor 1.5 Turbo, ele também aparece na versão topo de linha Premier. Nesta, há itens de segurança, como sistemas autônomos de detecção de pedestre com auxílio de frenagem e de permanência na faixa - com alerta tátil no banco. Teto solar elétrico panorâmico, sistema de som premium, partida por controle remoto e acionamento da tampa do porta-malas por sensor de movimento.
No Brasil, o Equinox 1.5 Turbo desenvolve os 172 cavalos de potência e 27,8 kgfm de força. Conforme a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,2 segundos. Citando dados do etro, a Chevrolet informa que o 1.5 turbo faz com gasolina no tanque 11,7 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade. Esse desempenho seria (na média) até 8,3% melhor que o modelo 2.0 Turbo, equipado com transmissão automática de nove marchas, enquanto o 1.5 tem seis.
* O jornalista viajou a convite da Chevrolet
Bagageiro
O porta-malas tem um portas-objeto de 79 litros. Dá para separar fisicamente diferentes tipos de carga.
"O Equinox 2.0 Turbo é o líder de vendas em sua faixa de preço. O modelo 1.5 Turbo estreia com o mesmo nível de conteúdo e marca o ingresso do SUV da Chevrolet na porção mais procurada pelo consumidor", diz Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.
FICHA TÉCNICA
Chevrolet Equinox LT 1.5 turbo
Preço: R$ 129.990
Motor: 4 cilindros em linha 1.5, 16V, duplo comando, injeção direta, turbo , start-stop
Cilindrada: 1490 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 172 cv a 5.600 rpm
Torque: 27,8 kgfm a 1.800 rpm
Câmbio: automático, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e independente 4-link (t)
Freios: discos ventilados (d) e disco sólido (t)
Tração: dianteira ou integral
Dimensões: 4,652 m (c), 1,843 m (l), 1,697 m (a)
Entre-eixos: 2,725 m
Pneus: 235/50 R19
Porta-malas: 547 litros (468 79) a 1.627 litros
Tanque: 59 litros
Peso: 1.606 kg
0-100 km/h: 9s2
Velocidade máxima: n/d
Consumo cidade: 9,5 km/l
Consumo estrada: 11,7 km/l
Emissão de CO2: 130 g/km*
QUATRO VERSÕES
Antes o Equinox era vendido em apenas duas versões (LT e Premier). A configuração LT agora é oferecida apenas com motor 1.5 turbo, assim como a intermediária Midnight. A versão topo de linha Premier pode ser equipada tanto com motor 1.5 turbo, quanto com o 2.0 turbo. O que chama a atenção como diferença entre elas é saída de escape. Na 2.0 Turbo, é dupla.
QUANTO CUSTA
•1.5 LT - R$ 129.990
•1.5 Midnight - R$ 131.990
•1.5 Premier - R$ 154.990
•2.0 Premier - R$ 162.990
NOTAS
• O Equinox é o carro de passeio mais vendido da Chevrolet no mundo, enquanto as configurações 1.5 Turbo representam cerca de dois terços do mix global.
• São 4.652 mm de comprimento, 1.843 mm de largura e 1.697 mm de altura. O entre-eixos de 2.725 mm oferece conforto para até cinco ocupantes.
• O volume de carga máxima do Equinox pode variar de 468 litros até 1.627 litros, dependendo da configuração dos bancos. O traseiro, aliás, pode ser rebatido por meio de uma alavanca localizada na parede lateral direita do compartimento de carga. Gera uma superfície plana, ideal para acomodar itens compridos.
Vídeo
Confira mais detalhes do test-drive em https://bit.ly/2rATbwA