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O que saber antes de comprar uma moto usada
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O que saber antes de comprar uma moto usada

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DOCUMENTAÇÃO

Assim como os carros, as motos também possuem documentação e precisam estar regularizadas na hora da compra. “Confira todas as informações descritas na documentação para ver se bate com as características da moto. Fique atento também ao histórico, se ela vier de outro estado já é um fator negativo”, explica Carlos Neves, especialista técnico automotivo do Senai. Nota fiscal e termo de garantia de revenda da loja também são documentos e, portanto, podem ser exigidos pelo comprador. Verifique também o IPVA, o seguro DPVAT, licenciamento do veículo e também confira se a moto não consta no cadastro de veículos roubados (CNVR).

Conheça a procedência

Caso sua busca esteja sendo em alguma loja independente, faça uma pesquisa junto aos órgãos de defesa do consumidor e verifique se há muitas reclamações ou críticas em relação aos veículos vendidos. “Outro ponto importante, caso a negociação esteja sendo feita diretamente com o proprietário, é verificar se ele é o  primeiro proprietário da moto. Se ele for o segundo, pergunte se ele conhece o proprietário anterior e busque saber qual foi a concessionária que o primeiro dono comprou”, alerta Carlos Neves. Fábio César, chefe de oficina da concessionária Terra Motos Yamaha, lembra ainda a  importância das revisões. “Busque saber como a moto foi usada, se todas as revisões foram feitas, se já houve vazamento de óleo e verifique a parte elétrica também”, aponta.

Rodagem da moto e inspeção de peças

As motos geralmente apresentam uma grande quilometragem devido à utilização estar muito atrelada a serviços. O uso rotineiro do veículo pode levar a manutenções constantes, e Carlos Neves orienta quais itens checar na hora de fechar negócio. “Alguns itens requerem manutenções periódicas, por isso fique atento ao estado dos freios, dos pneus e dos filtros. Eles basicamente falam muito do atual desgaste da motocicleta.” Já o chefe de oficina Fábio César reforça esse check-list e  acrescenta atenção às peças voltadas para a mecânica. “A coroa, o peão, a corrente e as pastilhas são outros itens também  fundamentais para checagem antes da compra”, completa.

Estética e test-drive

Motos são mais propensas a se envolverem em acidentes e, quando isso ocorre, geralmente são elas que levam a pior. Em uma colisão, a mesma pode sofrer alguns amassados e arranhões quando o motociclista cair no asfalto. "É importante conferir alguns itens de estética, como para-lamas, tanque e quadro. É bom lembrar que o quadro é o esqueleto da moto, o chassi, e por isso merece uma atenção especial por causa de desvios ou amassados provocados por acidentes", orienta Carlos Neves, especialista automotivo do Senai. Uma boa forma de conferir se a moto está com todos os itens em funcionamento é realizar um test-drive. Nessa hora, confira a estabilidade, o estado do banco, o comportamento das suspensões e o sistema de freios.

Pintura e faróis

Além de verificar arranhões e amassados, também fique atento se a pintura da moto é original de fábrica ou não. Isso pode interferir no seu valor de venda. “Já existem hoje no mercado empresas especializadas que verificam se a pintura é ou não original de fábrica”, explica o chefe de oficina Fábio César. Além das pinturas, observe a potência dos faróis e o estado de conservação deles. “É bom olhar se os faróis estão com a intensidade de luz boa e se a peça é original também”, completa Fábio.

Alinhamento

As motos também podem ficar desalinhadas. “Para ver se o alinhamento não está bom sente na moto e ponha as duas mãos no guidão. Se perceber que um lado está mais elevado que o outro ou se notar um braço mais esticado que o outro é sinal de que a moto não está alinhada”, explica o chefe de oficina, Fábio César. Para fazer o alinhamento, basta levar a moto em uma oficina mecânica ou exigir que o proprietário o faça antes de passar para frente.

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