Com a chegada do feriadão de Carnaval, praias e serras do Ceará receberão turistas de todas as partes. Para quem vai utilizar o carro como meio de transporte, a revisão básica antes de uma longa viagem é dever dos condutores, como forma de garantir uma viagem tranquila e segura.
Nesse ponto, a checagem do balanceamento e alinhamento sempre é lembrada como uma das fundamentais antes de pegar a estrada. Para ajudar o leitor a ter um passeio tranquilo, confira dez dicas de mecânicos para garantir que tudo saia como planejado nos dias de folia.
Alinhamento e balanceamento: por que sempre lembrados?
Uma condução adequada é um dos principais aspectos na segurança do motorista e passageiros. Como essas revisões estão ligadas à forma com a qual o veículo irá se comportar nas vias, é preciso garantir que tudo esteja nos conformes. As duas práticas, apesar de serem referenciadas juntas, são serviços independentes e para necessidades distintas do veículo.
A influência do alinhamento
Como o desalinhamento deixa o carro "puxando" para um lado, é importante que o volante esteja firme na mão do condutor, não só em viagens longas, como também no dia a dia na cidade. Assim, o conserto coloca as rodas do veículo no ângulo adequado.
Já o balanceamento...
Sabe aquela tremedeira que surge no volante após chegar a uma velocidade mais alta, como 80 km/l ou mais? Pois bem, esse é um dos sinais mais comuns de que os pneus do carro precisam ser balanceados, para recuperarem a estabilidade e não aumentar um potencial desgaste nas peças.
É preciso realizar o alinhamento e balanceamento sempre que for viajar?
O indicado é realizar, antes de qualquer viagem longa, uma avaliação geral no veículo. Nesse momento, o mecânico irá verificar outros elementos, como o nível de óleo, nível da água, correias do veículo, óleo de freio, entre outros. O tempo da revisão varia entre 30 e 40 minutos. "A gente confere se os pneus estão bons, a calibragem deles, parte da suspensão, alguma peça com defeito, para só depois fazer o alinhamento", fala Francisco Tadeu, alinhador de direção da oficina O Damião.
Qual o período indicado para que ocorra uma revisão?
Em média, é indicada uma revisão a cada dez mil quilômetros rodados, ou cerca de seis meses. "É importante os dois [alinhamento e balanceamento] estarem feitos e conferidos direitinho. Se o carro bate muito em buraco, ele acaba perdendo o balanceamento", explica William de Freitas, mecânico da Williams Oficina.
Negligência com o desalinhamento
Com o passar dos quilômetros e sem a correção do problema, os pneus podem acabar ficando cada vez mais desgastados, o que diminui a vida útil deles. Além disso, a aderência do material ao solo diminui, facilitando a derrapagem em pistas com água ou areia. Ou seja, no Carnaval, período de quadra chuvosa no Ceará, a atenção precisa ser redobrada.
O carro "puxar" para algum lado é sempre sinal de desalinhamento?
Não. Apesar de ser um dos principais indicativos, outra causa pode ser o desgaste dos pneus que também provoca a sensação de desalinhamento. Além disso, é importante realizar um teste sempre em via plana e livre de buracos. Outra questão que pode influenciar é o uso de dois pneus diferentes, além de desgaste na borracha da bandeja da suspensão, ou defeitos na barra de direção, comenta William de Freitas.
O alinhamento é realizado somente nos pneus dianteiros?
Apesar de ser incomum, a parte traseira também pode apresentar irregularidades no alinhamento. Isso pode acontecer após uma colisão, ou por conta de pancada forte em um buraco na via. Contudo, a verificação do alinhamento é realizada em todo o veículo, explica Thiago Lucas, proprietário da Neves Centro Automotivo, para garantir que o carro saia da oficina sem problemas pendentes.
Troca dos pneus
Mesmo que o carro tenha sido revisado há pouco tempo, em caso de troca de pneus, sempre deve-se realizar um novo balanceamento. A indicação também se aplica a caso de reparos na peça, como a câmara de ar do pneu.
Pós-viagem
Ao retornar, não há necessidade de uma nova revisão, somente em caso de suspeita de algum novo dano, como o impacto em um buraco, por exemplo.
Tudo em ordem...
Já posso pegar a estrada?
Com a revisão em dia, é importante lembrar de todos os itens de segurança no carro, como macaco mecânico, estepe, triângulo e chave de roda. Como de praxe, respeite os limites de velocidade das vias e planeje bem a viagem para garantir os dias de descanso.