Logo O POVO+
Calço hidráulico: e agora?
PopVeiculos

Calço hidráulico: e agora?

O que fazer quando o óleo estiver queimando o motor do carro?
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
. (Foto: freepik)
Foto: freepik .

Quando o seu motor começar a queimar o óleo, é melhor agir rápido. Isso é sinal de que ele está com desgaste nas válvulas e com anéis de segmento ruins. "Um reparo mínimo irá mudar os anéis de vedação dos pistões, mas pode até exigir uma substituição completa do motor", explica Duarte. Se o motor causar algum dano interno, é bem capaz que ele acabe causando um custo maior do que o esperado. "Geralmente, a falta de manutenção em qualquer idade do veículo pode ser a causa da queima de óleo no motor", completa o mecânico.

 

Água no motor gera que tipo de dano ao veículo?

Isso é o que os especialistas chamam de "calço hidráulico", que é uma falha interna no motor de combustão causada pela água. "A água passa a misturar com o óleo do motor, que por sua vez perde a viscosidade correta, e os pistões começam a não trabalhar corretamente, possibilitando que todo o motor seja danificado", explica o mecânico Francisco Duarte. Se uma unidade tiver o calço hidráulico enquanto estiver em marcha lenta, ela normalmente irá parar e não permitirá que você ligue o veículo usando apenas o motor de partida. "Este é o caso mais otimista, no qual você pode não sofrer qualquer dano. Se isso ocorrer, vá imediatamente a uma oficina de confiança", alerta.

O que é o kit vapor de gasolina? Como ele funciona?

O kit trata-se de um reservatório com dois suspiros, um para permitir a entrada de ar no recipiente com uma quantidade pequena de combustível e o outro servindo como uma mangueira adaptada para obter o vapor de gasolina. "Esse vapor de gasolina que sai do reservatório tem que estar ligado no sistema de injeção eletrônica do veículo em que há entrada de gases", explica Francisco Duarte, mecânico proprietário da oficina Duarte Car.

O que é "marcha lenta" de um veículo?

A marcha lenta é uma velocidade de operação ineficiente, porém necessária, a velocidade pode ser medida por Revoluções por Minuto (RPM). "Em marcha lenta, o motor não tem a inércia para suavizar a defasagem. Se a marcha lenta estiver muito baixa, o motor irá parar", explica Duarte. É importante lembrar também que, se o motor não estiver ocioso, ele morrerá.

O que são limpadores dos bicos injetores?
Os limpadores dos bicos injetores de combustível são solventes que podem limpar injetores de combustível e bombas de combustível. “É uma máquina autolimpante que limpa aponta da válvula injetora. A limpeza é feita por conta de sujeiras causadas pelo mau combustível que temos no nosso País ou por algum defeito eletrônico”, explica o mecânico Duarte.

O que você achou desse conteúdo?