Logo O POVO+
Seu carro limpo para evitar contágio
PopVeiculos

Seu carro limpo para evitar contágio

Os cuidados necessários para os motoristas e passageiros que precisam sair
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Um borrifador com sabão e água é tão indispensável quanto o álcool em gel (Foto: Getty Images)
Foto: Getty Images Um borrifador com sabão e água é tão indispensável quanto o álcool em gel

A indicação principal é: #fiqueemcasa. Quando isso não for possível e for necessário tirar o carro da garagem, é importante prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. Como o vírus sobrevive por até  72 horas em superfícies metálicas e de plástico, de acordo com os primeiros estudos sobre o tema, a  limpeza constante do veículo é tão importante quanto a da própria casa. Confira dicas acessíveis para evitar contaminações:

 

Do lado de fora

É importante aplicar álcool em gel nas mãos antes e depois de entrar no carro. Nesse momento, higienize a maçaneta da porta com uma mistura de água e sabão neutro e um pano de microfibra. De acordo com Solon Mota, proprietário da Eco Clear Car Higienização Automotiva, o indicado é que o condutor tenha sempre no carro um borrifador com a mistura. Dessa forma, é possível realizar a higienização de forma rápida e periódica. O mesmo vale para qualquer passageiro que utilize o veículo.

O que ter em mãos?

- Álcool em gel;
- Mistura de água e sabão neutro,
de preferência dentro de um borrifador;
- Caso não haja água e sabão, é possível substituir por álcool 70% líquido;
- Pano de microfibra;
- Luvas (para quem utiliza o carro para trabalhar).

E para quem trabalha com o carro?

No caso de motoristas de aplicativos, taxistas ou outras profissões, o cuidado precisa ser redobrado. Uma sugestão é, além dos borrifadores de água e sabão e do álcool em gel sempre disponível, utilizar luvas durante a condução. Alisson Lima, motorista de apps, agora passou a adotar mais medidas de segurança, como trocar de roupa durante o expediente. "Na minha concepção, passar muitas horas com a roupa, meio que vira um imã [para a doença]. Coloco num saquinho no porta-malas." Quando entra um passageiro, ele orienta sobre o álcool e borrifa água e sabão no banco e nas maçanetas. Para os passageiros, além da higienização das mãos, é recomendado evitar tocar nas superfícies internas dos carros.

LEIA +: O ar-condicionado do carro transmite Covid-19?

 

ALÉM DO NOVO CORONAVÍRUS

Mesmo sem o risco da pandemia, manter o carro limpo é importante para reduzir chances de contrair outras doenças. Solon Mota sugere realizar uma limpeza mais profunda a cada 15 dias, com a utilização de aspiradores para retirar impurezas, como restos de comida, e outros resíduos dos carpetes e dos bancos. Caso animais domésticos sejam transportados nos carros, o ideal é que a limpeza ocorra semanalmente.

Dentro do veículo

Aqui, o foco é volante, painel, manopla da marcha, alavanca do freio de mão, alavancas das setas e limpadores de vidro, porta-luvas, maçanetas internas. Ou seja, todas as partes em que há contato com as mãos dos condutores e passageiros. Eduardo dos Santos, proprietário da Auto Clean Higienização Automotiva, reforça que a prática deve ser realizada mais de uma vez ao dia, a depender da frequência de uso do veículo.
Próprio para a limpeza das mãos, o álcool em gel não é indicado para a higienização do veículo, por conta da textura viscosa. Para o painel, caso não haja água e sabão, o uso de álcool 70% líquido em um pano de microfibra resolve o problema e não danifica as peças. "Não use alvejante, água oxigenada e produtos à base de amônia. São produtos agressivos, que podem comprometer o funcionamento de telas, painéis etc.", informa Eduardo. "O detergente tem uma ação bactericida. Complementarmente a isso, uma dica que eu dava antes mesmo do coronavírus era deixar um álcool em gel dentro do carro, para estar sempre higienizando a mão. Porque a gente esquece que o carro é uma extensão da nossa casa", comenta Solon Mota.

O que você achou desse conteúdo?