A Volvo definiu ter ao menos uma versão híbrida em todos os modelos vendidos no Brasil. Assim, deixou no passado a Era dos carros que só possuem propulsor a combustão. E foi assim que lançou na terça-feira o XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design, marcando a estreia do motor híbrido T5, inédito no País. Custa R$ 245.950.
Segundo a montadora, o modelo traz conjunto mecânico específico da versão híbrida. O motor a gasolina é um três cilindros turbo de 1,5 litro com 180 cv. O elétrico adiciona mais 82 cv, o que gera potência combinada de 262 cv. O power train possui câmbio automático de sete velocidades de dupla embreagem.
Por dentro, o SUV é apresentado como de estilo escandinavo e arrojado. Em vídeo e fotos - os eventos estão suspensos e os lançamentos têm acontecido pela web - vê-se: layout limpo com detalhes charmosos.
O teto solar panorâmico e elétrico aumenta a sensação de amplitude internamente.
O modelo tem duas telas TFT com todas as informações. A Volvo diz que têm comandos de fácil acesso ao motorista. O painel é de 12,3" e personalizável de acordo com as preferências do freguês.
Está integrado com a central multimídia de 9" touchscreen com Apple Car Play e Android Auto.
O XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design tem carregamento de smartphone por indução. Explicando para quem ainda conecta: basta deixar o celular sobre a superfície para ser carregado sem a necessidade de cabos.
Segurança é um atributo muito associado aos carros da Volvo. O conjunto de radar e câmera integra sistemas como o Pilot Assist. Junto com o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), mantém a velocidade e uma distância pré-definida do veículo à frente, corrigindo a direção para manter o carro na faixa (até 130 km/h).
Outra função do modelo, já comum em automóveis do seu nível, é a abertura e fechamento elétrico do porta-malas com Hands-Free. Basta passar o pé por baixo do carro que a tampa traseira abre ou fecha.
O ar-condicionado é Dual Zone, bancos elétricos esportivos e revestidos em couro e nobuck integram a lista. O Chassi Sport reforça os aspectos exclusivos da versão R-Design, que ainda traz sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert.
Detalhe: vem equipado com as teclas Hold, que bloqueia o uso da bateria para uso posterior, e a tecla Charge, que recarrega a bateria em até 1/3 com o uso do motor à combustão.
ONDE COMPRAR
GNC Suécia
Av. Rogaciano Leite, 1815 - Bairro Engenheiro Luciano Cavalcante.
Tel.: (85) 3277-5005
BONS MODOS
O novo sistema T5 Twin Engine pode ser otimizado para privilegiar a redução dos gases poluentes e configurado de acordo com as opções do motorista:
Hybrid - Uso cotidiano. Utilização combinada do motor elétrico e combustão otimizando potência e consumo de combustível.
Pure - Condução econômica - 100% de uso do motor elétrico, baixo consumo e emissão zero. Indicado para uso urbano.
Power - Condução esportiva - Potência e torque máximo disponível com respostas mais rápidas do acelerador e trocas de marcha Sport com foco em performance.
Off-Road - Para condução em terrenos fora de estrada entre 20 e 40 km/h.
Individual - O motorista escolhe as suas preferências de condução.
4 NOTAS
- O conjunto óptico vem com faróis full LED com tecnologia Active Bending Lights (ABL) e Active High Beam (AHB), que regulam automaticamente o faixo para não ofuscar motoristas em sentido contrário.
- O modelo é equipado com rodas de liga leve de 20", espelhos retrovisores elétrico e rebatíveis com sistema antiofuscante, sistema de abertura Keyless e câmera traseira de estacionamento.
- De acordo com a montadora, faz de 0 a 100km/h em 7,3s.
- As baterias de íons Lítio com 10.7 kWh fazem com que o modelo rode cerca de 47 quilômetros no modo Pure, ideal para os deslocamentos do dia a dia.