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Saiba como cuidar dos pneus
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Saiba como cuidar dos pneus

Impactos fortes e, principalmente, falta de manutenção podem afetar a vida útil dos pneus. Confira as dicas e evite os "vilões"
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Calibre semanalmente, com os pneus frios e a pressão de ar recomendada pelo fabricante (Foto: Getty Images)
Foto: Getty Images Calibre semanalmente, com os pneus frios e a pressão de ar recomendada pelo fabricante

Sabe quando você estaciona encostado no meio-fio? Pois bem, isso pode estar danificando uma parte essencial do seu carro: os pneus. Para mantê-los em bom estado e prolongar a vida útil deles, é importante ter bons hábitos de condução e também fazer a manutenção do veículo.

Impactos fortes, falta de manutenção e até água (no caso da aquaplanagem) são os principais "vilões" dos pneus. "Os pneus são projetados para se deformar. Entretanto, boa parte dessa deformação é proveniente do atrito gerado com a pista, uma outra parte vem dos impactos. Os problemas começam quando esses impactos são muito fortes, pois podem provocar danos à estrutura interna do pneu e, em casos extremos, a destruição", destaca o pesquisador de ruídos de freios automobilísticos do LabVib, do departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Anderson Luiz Dias.

Quando os pneus sofrem impacto, fissuras podem abrir na malha interna. Piloto de teste do Campo de Provas da Goodyear, Felipe Zacarias diz que há indícios dessas rupturas: pneu baixo pouco tempo após calibragem e vibrações em rodovias. "Às vezes, mesmo com o balanceamento em dia, a rachadura na manta de aço não oferece uma condição de rodar suave, fazendo com que ocorra uma trepidação semelhante a que é percebida quando os pneus não estão balanceados, e isso pode implicar em outras complicações mecânicas ao veículo", frisa.

Outro sinal de dano aos pneus são as bolhas: indicam estrutura comprometida, reforça Anderson Luiz, que também é técnico em mecânica automotiva pelo Senai-CE e IFCE e escritor no site Carros Infoco. "Devido ao grande esforço da engenharia, conseguem operar normalmente, mas devem ser trocados, pois a bolha é um ponto frágil que pode resultar em um rasgo instantâneo e, consequentemente, na destruição do pneu, o que pode ocorrer com o veículo em movimento", alerta o especialista.

A melhor forma de cuidar do seu pneu é realizar as manutenções periódicas. Calibre semanalmente, com os pneus frios e a pressão de ar recomendada pelo fabricante (inclusive, não esqueça de calibrar o estepe!). Alinhamento e balanceamento a cada cinco mil quilômetros ou sempre que identificado desgaste fora do normal. Evite obstáculos como tampas de bueiro, meios-fios e buracos, se o seu carro for de passeio.

"A direção desalinhada faz com que o pneu se arraste lateralmente nas retas, provocando desgastes irregulares, comprometendo a dirigibilidade e a segurança do veículo. Pneus que 'cantam' nas curvas e volantes que teimam em permanecer tortos nas retas são sintomas de desalinhamento. Já a falta de balanceamento adequado provoca a oscilação do conjunto pneu/roda e transmite uma trepidação ao volante, reduzindo a vida útil dos pneus e provocando um grande desconforto ao dirigir", acrescenta Fernando Pexe, gerente de Marketing de Produto e Treinamento da Goodyear.

Efetuar o rodízio dos pneus de acordo com o manual do veículo, sempre que trocar o óleo, também é interessante. “Isso não apenas auxilia na durabilidade dos pneus, como os mantém com o nível de desgaste o mais uniforme possível, expondo ainda menos o veículo a condições de diferença de aderência excessiva entre os as rodas dos eixos dianteiro e traseiro”, completa Anderson Luiz.

 

QUARENTENA

Se o carro ficar parado por cerca de um ano, os pneus sem os devidos cuidados como a calibragem podem sofrer deformação devido ao tempo de exposição ao peso do veículo em um único ponto. É o que explica Fernando Pexe, gerente de Marketing de Produto e Treinamento da Goodyear. Durante a pandemia, não é necessário remover os pneus do carro, mas a indicação é movimentar o carro uma vez por semana, a fim de mudar o ponto de contato com o solo.

AQUAPLANAGEM

Todo pneu é desenvolvido para lidar com as condições de chuva, com a formação de uma interface entre o pneu e a pista, explica Anderson Luiz. "Quando essa interface não é formada, o sulcos da banda de rodagem do pneu exercem com competência a função de drenar a água entre o pneu e a pista. Por esse motivo, um pequeno spray de água é visto atrás dos pneus. O problema surge quando os pneus não conseguem mais lidar com a película de água, e esta acaba formando um filme sobre a pista."

Trata-se da aquaplanagem, extremamente perigosa porque se manifesta silenciosamente, diz ele. "Sem o motorista perceber, o volante perde momentaneamente o controle, pois o veículo está, literalmente, deslizando. Quando o condutor percebe, geralmente, já é tarde demais." Os sinais são volante extremamente leve, "como se estive girando a direção com o veículo erguido". Para evitar, dirija mais devagar, com os pneus calibrados.

 

COMPRA DE PNEUS

A indústria nacional de pneumáticos fechou o primeiro semestre com queda de 29,6% em relação ao mesmo período de 2019, devido ao impacto da Covid-19. Os dados são da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).

Leonardo Araújo, gerente-geral comercial da Gerardo Bastos, conta que, logo após reabertura na Capital, aumentou a busca por serviços como troca de bateria, óleo e pneus. "A gente se preparou para essa demanda retraída muito forte com agendamento exclusivo, atendimento just in time [para evitar aglomeração], álcool nas lojas", enumera.

O cliente pode, por exemplo, obter diagnóstico preliminar via telefone. "Reforçamos nossa política de escutar o cliente. Ele busca atenção, rapidez e qualidade", aponta Leonardo.

Gestor comercial da Zerado Automóveis, Hermano Fontenele, 40, é um dos que sempre compra pneus para os veículos que revende. "Compro bastante pneus de Picapes, é determinante vender com pneus novos."

Na Beto's Car Heráclito Graça, houve queda de 70% na venda de pneus durante a pandemia. Porém, a loja recuperou 80% das vendas no último mês, disse a gerente, Lourdirene Lobo. No Brasil, o setor teve uma recuperação de 35,6% em comparação ao mês de maio. Em junho, foram comercializadas 3.432.710 unidades de pneus no País.

Total de vendas de pneus:

Mês 2019 2020
Janeiro 4.469.081 4.379.434
Fevereiro 4.781.370 4.499.300
Março 5.067.000 4.474.381
Abril 4.743.504 1.202.616
Maio 5.116.638 2.532.359
Junho 4.985.294 3.432.710
TOTAL 29.162.887 20.520.800

 Fonte: ANIP

 

Serviço

Beto's Car (betoscar.com.br/)

Aro 13 Firestone: R$ 224,90

Aro 14 Fusion: R$ 260,90

Gerardo Bastos
(www.gerardobastos.com.br/)

Aro 13 Pirelli: R$ 230

Aro 14 Pirelli: R$ 350

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