A Peugeot apresentou a nova geração do 208. O hatch compacto agora é fabricado na Argentina. O preço começa em R$ 74.990 na versão Active e chega a R$ 94.990 na top Griffe. Os modelos já estão nas lojas. Sim, barato não é. A explicação é o conteúdo.
O motor único é um 1.6 16V Flex e o câmbio automático de 6 marchas. São quatro versões: Active, Active Pack, Allure e Griffe. Já o 208 e-GT, versão 100% elétrica, será trazida da França, mediante encomendas já possíveis. O preço, contudo, não foi revelado. Entregas só no início de 2021.
A tecnologia é um forte. Tem alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, e assistente de manutenção de faixa, com alerta e intervenção no volante.
Possui o incomum leitor de placas de velocidade e farol alto automático. O painel digital oferece efeito 3D. O celular pode ser carregado por indução e os faróis são full-LED.
Mesmo na versão de entrada, vem com DRL em LED no para-choque, bem como detalhes cromados por dentro, como maçanetas e saídas de ar.
O design estreia a nova identidade mundial da marca no Brasil. A carroceria é mais longa, mais larga e mais baixa que a do anterior. Conforme a montadora, 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura, 1.453 mm de altura e entre-eixos de 2.538 mm.
O desenho do para-choque dianteiro é marcado por uma grade ampla com o logotipo ao centro. O nome do modelo na frente do capô.
A traseira aposta no charme do acabamento em black piano. Ela se estende por toda a largura da tampa do porta-malas. As lanternas buscam coerência com a frente.
Como funciona o alerta e correção de mudança de faixa
O veículo é equipado com uma câmera na parte superior do para-brisas, que reconhece as linhas (contínuas ou não) da estrada e alerta o condutor no caso de ultrapassagem involuntária de uma marcação longitudinal no solo das vias de circulação.
Para a total segurança da condução, a câmera analisa a imagem antes de acionar um alerta. Isto funciona quando o condutor se distrai, a uma velocidade superior a 60 km/h. Caso seja detectado um desvio da direção, é alertado por um alarme sonoro e também visual, no painel de instrumentos.
O Alerta de Ultrapassagem de Linha também corrige a trajetória do veículo: assim que o sistema identifica um risco de ultrapassagem involuntária de uma das linhas de marcação detectadas no solo, a direção é progressivamente corrigida para manter o veículo na sua faixa.
Para funcionar, precisa:
> A velocidade do veículo deve estar entre 65 km/h e 180 km/h;
> A pista deve ter no mínimo uma linha de marcação no solo (contínua ou descontínua) e a correção é efetuada apenas no lado em que a linha for detectada;
> As duas mãos do condutor devem estar no volante;
> A seta indicadora de direção não deve estar ativa;
> O sistema ESC deve estar ativado.
non on ono n
Caso deseje manter a trajetória do veículo, o guiador pode impedir a correção mantendo com firmeza o volante. A correção também será interrompida se as setas indicadoras de direção forem ativadas (caso as setas indicadoras de direção estejam ativas e durante vários segundos depois de serem desligadas, o sistema considera que qualquer mudança de trajetória é deliberada e não aciona nenhuma correção).