Logo O POVO+
Youtube e a boneca Momo
Reportagem

Youtube e a boneca Momo

Edição Impressa
Tipo Notícia

O YouTube esteve no centro de outra polêmica, envolvendo mais uma vez o público infantil. Desta vez, a boneca Momo, que surgiu anos atrás, teria reaparecido em grupos de Whatsapp e, supostamente, no Youtube Kids - plataforma que é braço do YouTube, com conteúdo para o público infantil. A partir de um jogo, a boneca desafiaria crianças e adolescentes a fazer tarefas que envolvem violência e auto-mutilação. A boneca estaria ligada a suicídios, mas não foi constatado, apesar da onda de pânico gerada, casos concretos em que a Momo estivesse envolvida em casos assim.

A partir dos comentários de mães influenciadoras digitais, o assunto tomou agora as plataformas de redes sociais, principalmente o Whatsapp, em que a remoção de conteúdo é dificultada, devido à política de segurança que criptografa as mensagens. Apesar de a corrente afirmar que os vídeos estariam no Youtube, o Youtube Brasil se pronunciou, via Twitter, negando.

"Sobre o desafio Momo: não encontramos nenhum vídeo que promova um desafio Momo no #YouTubeKids. Qualquer conteúdo que promova atos nocivos ou perigos é proibido no YouTube. Se encontrar algo parecido, denuncie", afirmou.

O assunto, apesar de ter surgido de uma onda de comentários em que não ficou comprovada a negligência do YouTube, leva à tona novamente a segurança das crianças na internet, assim como nos casos de pedofilia.

O que você achou desse conteúdo?