Logo O POVO+
Outras 7 barragens têm risco ou dano potencial alto
Reportagem

Outras 7 barragens têm risco ou dano potencial alto

No Estado.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Além da barragem de Granjeiro, em Ubajara, outras sete barragens no Ceará apresentam risco ou dano potencial alto, conforme levantamento da Agência Nacional das Águas (ANA) de fevereiro deste ano. Um dos açudes apontados está também em Ubajara, outro em Jati e cinco deles ficam localizados no município de Brejo Santo. A ANA delimitou prioridade para 52 barragens em todo o País, incluindo as sete cearenses, devendo haver fiscalização até no máximo maio deste ano.

Listen to "#33 - Ubajara: barragem em risco de rompimento" on Spreaker.

Em novembro do ano passado, a ANA divulgou o Relatório de Segurança de Barragens 2018 (RSB 2018) referente a 2017, que mostrava 45 barragens brasileiras, entre elas a Jaburu I, em Ubajara, presente também no último levantamento. No início do ano, o órgão fiscalizador destacou 3.387 barragens para fiscalização imediata, sendo 117 cearenses. Dessas, 52 foram sinalizadas com prioridade, por terem sido enquadradas como Categoria de Risco (CRI) alto ou com Dano Potencial Associado (DPA) alto.

O açude Granjeiro apresentou risco de rompimento na última terça-feira, 12, quando a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e a ANA verificaram uma erosão significativa no talude a montante (rio acima). A barragem foi embargada provisoriamente no dia seguinte, para que fossem tomadas providências. Famílias estão sendo realocadas preventivamente para a implantação de um sangradouro auxiliar com o fim de diminuir o volume do reservatório e, consequentemente, reduzir a pressão na parede danificada.

Conforme o prefeito de Ubajara, Renê Vasconcelos, já foi reduzido um metro da altura do açude, com apoio da ANA, Defesa Civil, Cogerh, Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e da prefeitura de Ubajara. “Estamos executando a abertura de um novo sangradouro auxiliar para que a gente consiga diminuir a cota do açude em pelo menos 50% para que a gente possa não perder o açude e muito menos pôr em risco a vida das pessoas”, afirmou.

A Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado informou que está atuando no local por meio de técnicos da Cogerh, vinculados ao órgão, e que a responsabilidade da operação é da ANA. O POVO entrou em contato com a Cogerh para mais informações sobre a ação no local. A assessoria disse que alguns técnicos estão fazendo as obras de desvio, atuando somente na obra física.

A Defesa Civil indicou que tem permanecido no local e que atua na comunicação, tanto na imprensa, no sentido de conscientizar as pessoas, quanto indo nas casas de famílias que negam sair das margens do rio Jaburu. “A expectativa se tudo correr bem é que até o final da semana, no máximo até o começo da próxima, essa etapa tenha sido concluída e as pessoas possam voltar para suas casa”, informou por meio da assessoria.

O POVO tentou entrar em contato com as prefeituras de Ubajara, Jati e Brejo Santo para mais informações sobre a fiscalização prevista pela ANA nos açudes. Foram realizadas ligações entre as 11 e 17 horas, mas não houve retorno.

Barragens no Ceará classificadas como prioritárias

Barragem Jaburu I, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos no Estado do Ceará (COGERH/CE), em Ubajara (CE);

Barragem Jati, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Jati (CE);

Barragem de Porcos, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brejo Santo (CE);

Barragem Cana Brava, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brejo Santo (CE);

Barragem de Cipó, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brejo Santo (CE);

Barragem Boi 1, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brejo Santo (CE);

Barragem Boi 2, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em Brejo Santo (CE).

 

O que você achou desse conteúdo?