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Um mercado bilionário
Reportagem

Um mercado bilionário

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Tipo Notícia

Quando o assunto são números, o mercado de e-sport surpreende. A Newzoo (uma agência de marketing especializada em games e e-sport), estima que 2019 a audiência aumente em torno 15% em relação a 2018, somando assim 453.8 milhões de espectadores no mundo.

Toda essa audiência traz consigo investimos milionários. Pelo que se tem divulgado até agora, o mercado chegará este ano à marca de 1.1 bilhão de dólares. Desse valor cerca de US$ 456.7 milhões serão de patrocínios. Diante disso, a agência prevê que, em 2022, o mercado chegue a US$ 1.8 bilhão e, em um cenário otimista, alcance o patamar de $ 3.2 bilhões.

Ano passado, o governo Chinês investiu em um complexo de 17 mil metros quadrados, na cidade de Hangzhou, o valor de R$ 1 bilhão. Esse investimento é apenas o início do projeto, que possui em seu escopo um total de 13 instalações, dentre elas, a construção de um hotel temático, hospital para jogadores, um parque de diversões e um centro acadêmico de e-sport.

O Brasil encontra-se entre o 10° e 15° lugar no ranking mundial, quando comparamos resultados de faturamento. Esse cenário muda drasticamente se comparamos os números de jogadores no País, aí chegamos ao incrível terceiro lugar com a estimativa de 66 milhões de jogadores.

Em setembro do ano passado, o ex-ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão, divulgou que um investimento de R$ 100 milhões no mercado nacional de games, dividido em festivais, aceleração de empresas, produção de conteúdo e estratégias de desenvolvimento de jogos, entre outros.

Neudson Barroso é analista de custos do O POVO, apaixonado por jogos eletrônicos e tecnologia

 

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