Logo O POVO+
Práticas de atividades ao ar livre geram bem-estar
Reportagem

Práticas de atividades ao ar livre geram bem-estar

Para a saúde
Edição Impressa
Tipo Notícia

Além de melhorar o condicionamento físico, liberar endorfina, controlar a pressão arterial e o colesterol, fazer atividade ao ar livre gera mais prazer do que exercícios em ambientes fechados. Segundo o presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Ceará (Sinpefce), Rodrigo Alves, isso ocorre porque "os exercícios em ambientes abertos, aumentam a secreção de endorfina." O hormônio é conhecido por gerar prazer e bem-estar.

A serotonina é outro neurotransmissor que tem seu nível elevado durante as atividades em parques ou praias. Ela é responsável pelas mesmas sensações causadas pela endorfina, além de ser conhecida como o hormônio da felicidade. O professor também cita que tanto a serotonina quanto a endorfina ajudam na qualidade do sono, no humor, na disposição física e na aceleração do metabolismo.

O fisiologista esportivo Lucas Oaks diz que a termorregulação é mais um diferencial nos exercícios feitos em lugares abertos. O conceito diz respeito sobre a manutenção da temperatura interna ideal realizada pelo próprio organismo. "Quando há excesso de calor, o coração bombeia mais sangue para que a troca seja feita." explica o profissional. Por isso, em atividades ao ar livre as pessoas costumam suar mais, o que "aumenta a intensidade da atividade", conforme salienta Lucas. Assim, fazer exercícios em ambientes externos, principalmente no mar, ajuda a queimar uma quantidade maior de calorias do que em espaços internos.

Lucas explana que o gasto calórico em esportes marítimos é maior por causa da posição em horizontal, no caso da natação."Toda musculatura do corpo é ativada e o sangue retorna com mais facilidade para o coração", elucida. Além disso, a água é mais resistente do que ar, por isso exige um esforço físico maior.

Os exercícios ao ar livre devem ser feitos nos períodos de seis às oito horas e depois das 17h30min, conforme recomenda Lucas. Segundo ele, os horários do meio da manhã, e do meio da tarde devem ser evitados. Pois o calor excessivo durante a prática pode causar hipertermia, resultando em vermelhidão, tonturas e náuseas. A hidratação durante a realização dessas atividades também não pode ser esquecida. (Eduarda Porfírio/ Especial para O POVO)

 

O que você achou desse conteúdo?