Logo O POVO+
Universo ilimitado
Reportagem

Universo ilimitado

Futuro
Edição Impressa
Tipo Notícia

Depois que o homem pisou na Lua - e continuou pisando ainda por alguns anos - a expectativa era de que, 50 anos depois (hoje!), Marte já fosse uma realidade e quem sabe as empresas de turismo já estivessem fazendo pacotes para viagens interplanetárias. Não foi bem assim. O ser humano já enviou sondas automáticas por toda parte mas ainda não visitou o Sistema Solar inteiro.

"Esse é um passo importante! Fala-se agora em voltarem os voos tripulados à Lua, talvez nos próximos 10 anos, por astronautas americanos ou chineses. Fala-se também numa base tripulada permanente na Lua que serviria como porto de saída para a exploração tripulada de Marte e de outros corpos do Sistema Solar", comenta o professor Roberto Dias da Costa. Ednardo Rodrigues, professor de astronomia da Seara da Ciência da UFC, lembra que esse retorno à Lua está próximo. Marcada para 2024, quando a Apollo 11 completa 55 anos, a nova viagem já tem nome: Artemis 3.

Professor Gastão ainda enumera as duas estações orbitais permanentemente ocupadas e os milhares de satélites ao redor da Terra. Para ele, o que virá é "o uso cada vez mais comercial do espaço, exploração do sistema solar".

"Precisamos esperar para ver, mas não podemos esquecer que a chegada do homem à lua ocorreu menos de 70 anos depois do primeiro avião voar! O que mais um ou dois séculos proporcionarão à humanidade?", provoca Costa.

O que você achou desse conteúdo?