Logo O POVO+
Reconciliação está a caminho
Reportagem

Reconciliação está a caminho

Comissão. Segredo no Vaticano
Edição Impressa
Tipo Notícia

Cícero Romão Batista morreu 85 anos atrás, suspenso de exercer suas atividades de sacerdote. Impedido de celebrar, batizar, casar, suspenso de pregações, confissões, de qualquer cerimônia religiosa. Até de orientar os fiéis. A punição havia sido aplicada pela Igreja Católica em 1892, acusado de desobediências a regras eclesiais e por omitir informações a seus superiores.

O fato usado como culpa em seu julgamento completou 130 anos. Foi o episódio da hóstia que virou sangue na boca da beata Maria de Araújo, em 1º de março de 1889. Ela comungava durante a missa celebrada por ele. Os presentes na capela de Nossa Senhora das Dores assistiram à cena. Evento inexplicado, logo associado a milagre. Mas também considerado por vários como fanatismo.

Agora, a própria Igreja conduz o processo para reabilitá-lo. O sigilo é uma das regras. Em 2002, a Diocese do Crato criou uma Comissão de Reabilitação Histórica e Eclesial do Padre Cícero. O grupo foi a Roma em maio de 2006, chefiado pelo então bispo local, dom Fernando Panico. Levaram os documentos iniciais que hoje tentam recuperar a imagem do "santo dos romeiros".

Em 2015, foi remetido para o Ceará "o documento mais atual do caso", segundo o atual bispo de Crato, dom Gilberto Pastana. É a carta assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. A correspondência tem peso relevante, porque "foi redigida por expressa vontade de Sua Santidade, o papa Francisco, na esperança de que Vossa Excelência Reverendíssima não deixará de apresentar à sua Diocese e aos romeiros do padre Cícero", diz um trecho do documento.

O Vaticano tem avançado no caso silenciosamente, juntando materialidades e entendimentos que comprovem seu trabalho sacerdotal, respeitoso à Igreja, sua atenção com os romeiros, a vida dedicada à religião. A coleta de evidências, virtudes e comprovações do trabalho eclesial pode ser aberta ou a mais anônima possível. Cícero está sendo revisitado em seu sacerdócio. Também a partir da palavra respeitada e ouvida pelos romeiros.

O que você achou desse conteúdo?