A operadora Oi, concessionária da telefonia fixa no Ceará, reconhece que o movimento do mercado já reflete um novo perfil de consumo dos clientes. "Preferência por serviços de acesso à internet em alta velocidade e conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar", descreve a empresa, em nota, o atual momento.
O foco, hoje, é na fibra ótica e seu alcance, destaques que já fazem parte do pacote promocional da empresa, que inclui linha fixa, TV por assinatura e internet. "Contempla ainda os serviços de voz por internet em alta definição", informa.
Se a tendência é queda do uso, o mesmo não se aplica à produção dos telefones fixos. De acordo com o gerente de Telecom da empresa Intelbras, Tiago de Melo Ribeiro, o portfólio de produtos oferecidos atualmente traz soluções para call centers, gateways, software e aplicativo. "Para o consumidor final temos uma linha completa de telefones residenciais. Com destaque para o design arrojado e moderno", afirma. A média de produção é de 270 mil telefones por mês, que suprem principalmente demandas nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.
O gestor também reconhece as mudanças no mercado, mais expressivas a partir dos anos 2000, quando o foco deixou de ser apenas telefonia. Com a internet realizando ligações - o que torna a conta telefônica mais barata - são produzidos também equipamentos para interligar e converter linhas GMS (de telefonia celular), analógicas ou IP (conversação usando internet) no mesmo produto. "O que garante máxima economia nas ligações de fixo para celular", destaca o gerente de Telecom da Intelbras.