Logo O POVO+
Manifestantes se reúnem no Benfica contra nomeação de Cândido Albuquerque na UFC
Reportagem

Manifestantes se reúnem no Benfica contra nomeação de Cândido Albuquerque na UFC

Edição Impressa
Tipo Notícia
ATO foi organizado logo após anúncio na segunda-feira, 19 (Foto: AURELIO ALVES)
Foto: AURELIO ALVES ATO foi organizado logo após anúncio na segunda-feira, 19

Grupo de alunos, professores e servidores da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizaram, ontem, protesto contra a nomeação do novo reitor da instituição, Cândido Albuquerque. O ato aconteceu no cruzamento das avenidas da Universidade e 13 de Maio, no Benfica.

Com um cordão o humano, o trânsito foi bloqueado até o ato seguir na Treze de Maio, em direção Praça da Gentilândia, onde estava marcado de acontecer a I Semana de Direitos Humanos. O evento teria início na noite desta terça-feira, no Instituto Federal do Ceará (IFCE), mas foi cancelado após críticas do deputado estadual André Fernandes (PSL).

"A grande vontade da gente é que essa indicação seja suspensa, que o nosso reitor eleito, que é o professor Custódio, assuma. Ele é o nosso reitor legítimo", defende Wellington Júnior, professor do curso de Publicidade e Propaganda da UFC. "Mas eu acho muito difícil que, no atual estado em que a gente vive, a nossa reivindicação seja atendida", avalia.

Estudante de Geografia, Carlos Freire, de 19 anos, disse estar no protesto por entender estar vivendo "o início de uma ditadura".

"Bolsonaro não respeitou o que a comunidade acadêmica queria", disse. Na consulta pública, Cândido Albuquerque obteve 610 votos e o candidato Custódio Almeida, preterido na decisão presidencial, 7.772. (Isaac Oliveira)

O que você achou desse conteúdo?