Logo O POVO+
Queimadas na Amazônia agravam crise política, dizem analistas
Reportagem

Queimadas na Amazônia agravam crise política, dizem analistas

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Força tarefa dos Bombeiros trabalham no combate aos incêndios em Rondônia (Foto: CBM/RO)
Foto: CBM/RO Força tarefa dos Bombeiros trabalham no combate aos incêndios em Rondônia

As queimadas na floresta amazônica têm efeitos que extrapolam o meio ambiente. Para analistas ouvidos pelo O POVO, os focos de incêndio também trazem instabilidade ao mundo da política.

Nessa quinta-feira, senadores da Rede ingressaram com pedido de afastamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a quem acusam de negligenciar proteção ao ecossistema, desidratando ações de entidades de controle.

O documento foi protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF) por Fabiano Contarato (Rede-ES) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP). "O ministro não atuou para prevenir a catástrofe de queimada que acontece na Amazônia", afirma Randolfe.

Segundo o parlamentar, Salles "atua no desmonte dos quadros dos órgãos, na desarticulação das secretarias". O senador também avalia que "um conjunto de medidas e ações levaram à catástrofe que ocorre neste momento na Amazônia" e que "essas ações e omissões levaram a esse agravamento".

Por nota, o partido Novo, ao qual Salles é filiado, esclareceu que o ministro "não foi uma indicação da legenda" e não representa a instituição. "O ministro", prossegue a sigla, "foi escolhido e responde ao presidente Jair Bolsonaro". O texto acrescenta: "Só temos conhecimento das suas ações quando divulgadas publicamente. Ricardo Salles não participa de nenhuma atividade partidária e nem exerce qualquer cargo dentro do partido".

Nesta sexta-feira e sábado, há protestos agendados em várias cidades brasileiras contra as queimadas. Em Fortaleza, há ato programado para amanhã na Praça da Gentilândia, no Benfica, a partir das 14 horas.

Ainda na noite de ontem, o presidente Jair Bolsonaro convocou reunião de emergência para discutir soluções para a crise. Aos oito ministros presentes, o pesselista determinou que executem medidas para combater os focos de incêndio.

Em edição extra do Diário Oficial da União, o Planalto ordena respostas "necessárias para o levantamento e o combate a incêndio na região da Amazônia Legal para a preservação e a defesa da Floresta Amazônica, patrimônio nacional".

Participaram da agenda os ministros Salles (Meio Ambiente), Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral da Presidência) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil).

Durante o encontro, Bolsonaro respondeu a críticas do presidente francês, Emmanuel Macron, que acionou o grupo dos sete países mais ricos do mundo, o G7, para discutir a situação da Amazônia. O bloco é formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Pelas redes sociais, o chefe do Executivo brasileiro rebateu: "Lamento que o presidente Macron busque instrumentalizar uma questão interna do Brasil e de outros países amazônicos para ganhos políticos pessoais. O tom sensacionalista com que se refere à Amazônia (apelando até para fotos falsas) não contribui em nada para a solução do problema".

À reportagem, o professor e pesquisador Rodrigo Prando, da Faculdade Mackenzie (SP), avaliou que a politização de um tema ambiental é resultado da postura do presidente da República. "Aquilo que o Bolsonaro verbaliza acaba sendo politizado, e sempre numa discussão bastante rasa", assinala.

Prando adiciona que, "ao tratar as ONGs e ativistas assim, torna político o problema ambiental". O estudioso completa: "A conjugação da esfera social, ambiental e financeira toma uma dimensão de confronto. Para o Bolsonaro, é uma guerra contra ONGs".

Cientista político da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro do Conselho de Leitores do O POVO, Cleyton Monte aponta que "o governo brasileiro não está fazendo nenhum esforço para apagar o incêndio". Monte conclui: "A fala do Onyx é de simplesmente dizer que os governos estrangeiros estão mentindo".

O que você achou desse conteúdo?