A "guerra" das farmácias no Ceará tem deixado saldo positivo para empresas locais. O setor de cosméticos, perfumarias e de higiene pessoal é um exemplo. Hoje, muitos produtos comercializados em farmácias saem de produção cearense. A Biomátika, fabricante de cosméticos, produtos de higiene e perfumes, declarou crescimento de 25% no ano passado.
Três dos seus maiores clientes são redes que possuem grande penetração em todo o País, o que facilita furar o cerco de distribuição, hoje, ainda muito concentrado nas regiões Sul e Sudeste.
José Dias Vasconcelos, presidente da Biomátika e vice-presidente da Federação das Associações de Comércio e Indústria do Ceará, explica que o foco em tecnologia e inovação faz toda diferença. Há três meses, a fábrica localizada no Eusébio teve os processos todos automatizados, o que possibilita o controle e monitoramento de forma remota. "Estamos também com quatro patentes e mais de cem marcas registradas no INPI".
Ainda neste ano, a empresa deve entrar no mercado de suplementos vitamínicos minerais. "Nós já temos a planta pronta. Só preciso fazer algumas alterações".