Logo O POVO+
Imagens de satélite ajudam na investigação
Reportagem

Imagens de satélite ajudam na investigação

Pernambuco
Edição Impressa
Tipo Notícia

Em Pernambuco, 19 praias registram vestígios de óleo. A substância escura e oleosa que já foi encontrada em todo o litoral nordestino apareceu em praias do litoral do estado em 3 de setembro. Na época, a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH) declarou trata-se de piche lançado ilegalmente ao mar por embarcação não identificada.

Vídeos feitos por pescadores e frequentadores de praias como Boa Viagem, na zona sul do Recife, e Del Chifre, em Olinda, mostravam o piche tanto na areia como no mar. Foram colhidas ainda amostras do óleo nas praias de Tamandaré, no litoral sul, e de Piedade, zona sul do Recife, pela Capitania dos Portos, e enviadas para um laboratório na Paraíba. Ainda se espera conclusão das investigações.

Na avaliação do professor de zoologia marinha da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Giovane Santos, as manchas escuras são restos de óleo usado por navios cargueiros. "Esse é o resto de um óleo chamado piche, que normalmente o navio transporta e não é retirado pelas bombas, devendo ser limpo no porto. Infelizmente, algumas embarcações descumprem as leis federais e fazem a limpeza no alto mar", avaliou Santos em meados de setembro ao Jornal do Commercio.

Para identificar os responsáveis pelo despejo de piche no mar em Pernambuco, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acordaram uma série de medidas. Entre elas, a realização de sobrevoos no litoral com o Corpo de Bombeiros. Além disso, foi solicitado à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e à Suape imagens de satélites da área costeira de norte a sul do estado. (Com informações do JC Online)

 

O que você achou desse conteúdo?