Logo O POVO+
Por aulas presenciais de História como contraponto ao Ensino a Distância
Reportagem

Por aulas presenciais de História como contraponto ao Ensino a Distância

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NAYANE Holanda cursa História na Universidade Federal do Ceará (UFC) (Foto: Arquivo pessoal)
Foto: Arquivo pessoal NAYANE Holanda cursa História na Universidade Federal do Ceará (UFC)

Durante o processo de escolha para o curso de graduação, a estudante Nayane Holanda, 18, optou pela licenciatura plena em História na Universidade Federal do Ceará (UFC). Hoje, no segundo semestre do curso, ela recorda que, até a decisão da formação em tempo integral totalmente presencial, dúvidas "pairaram" sobre sua cabeça.

Antes de ingressar na UFC, chegou a consultar ofertas do Programa Universidade para Todos (Prouni). No entanto, segundo ela, as oportunidades para cursos de História em instituições privadas eram todas a distância.

"É muito importante o contato com os mestres e doutores. A História, para além de uma metodologia, é estar em contato com o outro, pois exige sensibilidade. É preciso enxergar para além do fato por si só, perceber as nuances dentro da sociedade, que vão além da documentação", explica o motivo da escolha.

"Quando se fala sobre ensino a distância, a gente retira a figura do professor e transforma a profissão em um simples trabalho de uma máquina. O ensino deve ser passado de pessoa para pessoa. A tecnologia deve ser uma forma de apoio, não o que funda o conhecimento", defende a graduanda.

O que você achou desse conteúdo?