Logo O POVO+
Dois procedimentos para elucidar o desabamento
Reportagem

Dois procedimentos para elucidar o desabamento

Ministério Público do Ceará oficia dez órgãos para tentar reconstituir causas do desabamento do Edifício Andréa, em Fortaleza. Promotores de Justiça querem refazer o quebra-cabeça do projeto de reforma, o início das obras e o histórico da falta de reparo e omissão na fiscalização
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ENTORNO de onde ficava o Edifício Andréa (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE ENTORNO de onde ficava o Edifício Andréa

Pelo menos dez instituições, entre públicas e privadas, terão de prestar informações ao Núcleo de Investigação Criminal do Ministério Público do Ceará (Nuinc) para elucidação do desabamento do Edifício Andréa, em Fortaleza. A informação é de Nelson Gesteira, promotor de Justiça do Nuinc.

Um procedimento criminal foi instaurado, ontem, para acompanhar a coleta de provas da Polícia Civil. Cinco promotores estarão empenhados na busca para a reconstrução de fatos que indiquem como foi formulado o projeto de reforma, o início dos trabalhos e o histórico reparos no prédio que desabou no último dia 15/10.

Para iniciar a montagem desse quebra-cabeça, Nelson Gesteira oficiou, por exemplo, o Cartório de Registro de Imóveis da zona onde está o edifício, o Corpo de Bombeiro, a Perícia Forense, a Defesa Civil Municipal, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará, a Empresa de Segurança e Gestão Condominial, duas Secretarias Regionais da Prefeitura de Fortaleza, a Alpha Engenharia e a Polícia Civil.

As empresas privadas e públicas terão dez dias para responder as demandas do Ministério Público.

Paralelo ao procedimento criminal, também foi instaurado um procedimento administrativo na área do Meio Ambiente e Planejamento Urbano. A promotora de Justiça Ann Celly Sampaio, da 135ª Promotoria, quer saber, entre outras questões, por qual motivo a Prefeitura de Fortaleza não está cumprindo a Lei de Inspeção Predial na capital cearense. O desabamento do Edifício Andréa pode ter como uma das causas a falta de fiscalização por parte do poder público municipal.

Em entrevista ao repórter Cláudio Ribeiro, do O POVO, Ann Celly afirmou que o Ministério Público quer saber qual revisão foi proposta entre a Câmara de Vereadores, o Município e outros interessados na reforma da Lei de Inspeção Predial.

De acordo com a promotora de Justiça, se vão rever termos da lei, "temos que analisar atentamente o porquê da suspensão da eficácia" da legislação. E, se ela não foi suspensa, o que está havendo.

"Porque mesmo que uma lei que seja inconstitucional, até ser declarada sua inconstitucionalidade, tem vigência. Até que ponto vai esse acordo? Que acordo é esse? Por que essa lei não está sendo cumprida? Com ordem de quem? A Câmara modificou uma lei por outra? O que se tem de concreto nesse assunto?", questiona Ann Celly.

Enquanto isso, depois de ser ouvido pela Polícia Civil, o engenheiro José Andreson Gonzaga dos Santos deverá ser chamado ao Ministério Público. Será depois da coleta de informações que o Nuinc está fazendo. Ele terá de responder perguntas que ficaram sem respostas ou contraditórias durante o depoimento na Polícia Civil.

O POVO apurou que Andreson dos Santos, proprietário da Alpha Engenharia, fez pelo menos três trabalhos recentes em casas ou condomínios de Fortaleza.

Um deles custou R$ 17.578,50. Um contrato para impermeabilização de duas caixas d'água e a recuperação estrutural de uma lage para onde a água vazou por dois anos, segundo uma síndica ouvida pelo O POVO. O condomínio de 23 andares e 92 apartamentos fica na avenida Historiador Raimundo Girão, no Meireles. "Não acho que esse rapaz é o único culpado pelo desabamento do Edifício Andréa, mas vou revisar a obra do meu (condomínio) que, aparentemente, está normal", disse sem se identificar.

Resgate no edifício Andréa que desabou no dia 15 de outubro, no Dionísio Torres
Resgate no edifício Andréa que desabou no dia 15 de outubro, no Dionísio Torres

Edifício Andréa: Familiares de vítimas prestam depoimento à Polícia Civil

Familiares de vítimas do desabamento do Edifício Andréa prestaram depoimento no 4º Distrito Policial, no bairro Pio XII, na tarde desta sexta-feira, 18. A investigação apura responsabilidades no crime.

Com semblante abalado, familiares estiveram na delegacia. As pessoas foram ouvidas pelo delegado Munguba Neto durante a tarde. Pelo menos 17 pessoas já prestaram depoimento, entre elas o engenheiro responsável pela obra José Andreson Gonzaga dos Santos. Um outro funcionário da empresa Alpha que estava no local e conseguiu escapar da tragédia apenas com escoriações também prestou depoimento.

Os procedimentos investigativos e periciais no local da tragédia só acontecerão após o término das ações do Corpo de Bombeiros.

O POVO apurou que muitos policiais civis estão em campo no local do desabamento em busca de informações sobre as pessoas reclamadas. Nesta sexta-feira, por exemplo, foi descoberto que um dos dados como desaparecido, um técnico de ar-condicionado, sequer estava no condomínio no momento do acidente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele foi localizado - vivo e fora do local. Assim, o número de três desaparecidos caiu para dois.

Além da esfera criminal, uma comissão designada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) está catalogando documentos relativos à construção e manutenção do prédio e deve produzir um relatório técnico em até 15 dias. O trabalho vai analisar a conduta e possíveis negligências do engenheiro envolvido, o que pode gerar penalidades ou até a suspensão de seu registro profissional.

O que você achou desse conteúdo?