Logo O POVO+
Requerimentos de parlamentares pedem providências sobre o óleo
Reportagem

Requerimentos de parlamentares pedem providências sobre o óleo

Edição Impressa
Tipo Notícia

Na Assembleia Legislativa (AL-CE), o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) teve, nessa quinta-feira, requerimento aprovado para providências relacionadas ao vazamento de óleo no litoral do Nordeste. O documento solicita que representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Marinha e órgãos ambientais estaduais compareçam a uma sessão especial realizada no Plenário da Casa, a fim de que sejam explicitadas quais ações estão sendo feitas no Ceará para conter o avanço do piche.

Além da audiência, o deputado solicitou laudos técnicos do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) e do Ibama. Ainda falta serem colocadas em votação a realização de uma visita da Comissão de Meio Ambiente da AL-CE nas áreas afetadas e de uma audiência pública.

"É imprescindível que o Legislativo cearense se dedique ao tema, pois diversas espécies de flora e fauna aquáticas foram atingidas, muitas delas em extinção", afirma.

Também ontem, o vereador Idalmir Feitosa (PR) foi à tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) para falar do que chamou de falta de informações generalizadas sobre o óleo.

O vereador, que é primeiro-secretário da Câmara, está preparando um memorial, documento que será enviado ao ministro da Justiça, Sergio Moro, a fim de que sejam tomadas providências por meio dos órgãos de investigação e fiscalização subordinados a ele.

"O memorial simboliza os questionamentos do povo cearense, representado pelo poder Legislativo municipal, reunido, independentemente de partidos ou siglas, em prol da solução desse terrível crime ambiental", destaca.

A procuradora da República no Ceará, Nilce Cunha, encaminhou ofício à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), à Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente do Município de Fortaleza (Seuma) e Ibama para solicitar informações sobre o que está sendo feito, assim como ao Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), para expor os estudos que já existem sobre a mancha e a trajetória no litoral.

"O que eu espero é que venham respostas desses órgãos, que estão trabalhando para minimizar os prejuízos. Espero por respostas positivas, ou, no pior caso, sobre o que pode ser feito no Ceará", afirma.

Governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa esteve ontem na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) com o governador da Paraíba, João Azevedo, e a vice-governadora do Piauí, Regina Sousa. "Viemos perguntar qual ajuda a ANP pode nos dar em relação ao trabalho de contenção em todos os estados do Nordeste. Não dá pra só ficar tirando óleo da areia, sem saber quando e onde as manchas vão chegar, e sem limpar áreas mais sensíveis como corais e manguezais", ressaltou em postagem nas redes sociais.

O que você achou desse conteúdo?