Logo O POVO+
A disrupção das pequenas empresas
Reportagem

A disrupção das pequenas empresas

Desconexo Design
Edição Impressa
Tipo Notícia
PABLO GUTERRES é dono da Desconexo Design (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES PABLO GUTERRES é dono da Desconexo Design

Clique na imagem para abrir a galeria

Para quem acha que inovação é algo acessível apenas para empresas de grande porte, o cearense Pablo Guterres, 40, está aí para provar que não. Na loja dele, a Desconexo Design, empresa de pequeno porte de mobiliário com curadoria residencial, a proposta é, principalmente, a de oferecer novas experiências de compra a partir da integração dos diferentes canais de venda.

"Para além da loja de móveis somos geradores de conteúdo. A nossa proposta é oferecer um morar mais genuíno, experiências verdadeiras que impactem a vida do cliente de forma positiva".

Ele explica que uma das inspirações para os design dos móveis, por exemplo, vêm das experiências de viagem que ele ou seus curadores convidados fazem pelo mundo. E isso é mostrado em vídeos, fotos e outros tipos de conteúdo que estão nas redes sociais e também na decoração do showroom. No site, também estão depoimentos e exemplos de montagem de espaços reais feitos pelos próprios clientes ou em como o da Casa Cor.

Na loja física, por meio de óculos 3D, é possível conhecer outros produtos que não estão ambientados no espaço que é compacto. E por meio de um mostruário de tecidos sentir a textura dos materiais.

Por meio de etiquetas com QR Code ter acesso, em tempo real, a informações técnicas completas sobre o produto, que estão no site, possibilidades de aplicação e modelos similares que constam do catálogo. "Ao adotar estas práticas eu impacto meu cliente nas mídias sociais, ofereço uma experiência diferente na loja e jogo ele novamente para o online para ter informações mais completas para que ele possa tomar sua decisão", afirma Pablo.

Ele reforça que o uso de QR Code é um tipo de investimento tecnológico que qualquer empreendedor pode ter acesso. "O que exige apenas é um bom serviço de internet e alguém para criar a página. Depois é só imprimir a etiqueta". 

Outro exemplo são os softwares de gestão ou de gerenciamento de dados. "Hoje já existem aplicativos bem acessíveis. O Conta Azul, por exemplo, que ajuda a gerenciar fluxo de caixa, custa, em média, R$ 39,90 por mês".

Para ele, a tecnologia não levará ao fim dos empregos humanos, mas à transformação dos postos de trabalho. "É essencial que resgatemos o apelo consultivo do varejo. O vendedor já morreu, foi substituído pelo botão comprar, mas o consultor que consegue entender e atender às necessidades do cliente, de explicar qual o tecido é mais indicado para quem tem crianças em casa ou cachorro, por exemplo, é, sem dúvida, o que vai fazer a diferença em relação a uma máquina. Ou o que vai fazer ele sair de casa para ter a experiência na loja".

O que você achou desse conteúdo?