Logo O POVO+
Como saber se um produto é orgânico
Reportagem

Como saber se um produto é orgânico

Certificação está presente na embalagem e garante produção seguindo os parâmetros previstos na legislação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Para saber se um item encontrado no supermercado é orgânico de verdade, o consumidor tem que olhar menos o produto e mais o rótulo, que deve conter o Selo Orgânico Brasil, que é concedido pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SISORG), órgão responsável pelo credenciamento e fiscalização dos produtos. No entanto, segundo pesquisa do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) do ano passado, apenas 8% dos consumidores identificaram o selo. Segundo o levantamento, a maioria reconhece os produtos como orgânicos a partir de outras informações contidas na embalagem do produto. “Você percebe na pesquisa que o reconhecimento do produto está muito ligado ao supermercado de confiança do consumidor. Mas o selo brasileiro, que é o que traz a identidade real para o produto, está lá embaixo, com 8% como reconhecimento do consumidor. Isso para nós é preocupante, porque de fato existem estabelecimentos que estão comercializando produtos orgânicos sem se preocuparem com a regularização do produto, porque também desconhecem as regras”, afirma Virgínia Lira, coordenadora de produção orgânica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo a coordenadora, o Ministério recebe várias denúncias sobre irregularidades nos pontos de venda que comercializam com a menção de qualidade orgânica, mas que não estão regulares junto ao Ministério da Agricultura.

A professora universitária Cristiane Cunha, 37, garante que sempre está atenta à presença do selo de certificação. “Quando vou ao supermercado, procuro não me guiar pela etiqueta da gôndola e sim, pela embalagem, que tem que ter o selo garantindo que o produto é orgânico. Apesar do supermercado oferecer a questão da praticidade, eu prefiro comprar direto com o produtor, em feiras já tradicionais na cidade, como as que acontecem no Mercado dos Pinhões e na praça da Gentilândia”, afirma.

 

O que você achou desse conteúdo?