Logo O POVO+
Objetivos não foram alcançados após dois anos da Reforma Trabalhista
Reportagem

Objetivos não foram alcançados após dois anos da Reforma Trabalhista

CLT. Alteração nas normas
Edição Impressa
Tipo Notícia

Os direitos do trabalhador e as relações laborais foram modificados há dois anos, com a nova lei trabalhista e alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Alterações em jornada, remuneração e novas modalidades de trabalho, como o home office e o trabalho intermitente foram os pontos de maior impacto à população. Principal objetivo da reforma, porém, a geração de empregos formais não foi atingida expressivamente.

O levantamento das últimas taxas de desemprego divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 11,8% no trimestre encerrado em setembro deste ano. O número é somente 0,2 ponto percentual menor que o trimestre encerrado em novembro de 2017, quando a nova lei trabalhista passou a valer.

O aumento da informalidade é resultado das estratégias de escape para parte dos 12,5 milhões de desempregados no País, conforme os números de setembro. Em novembro de 2017, eram 12,6 milhões. As ligeiras variações mostram a persistência do desemprego com precariedade das vagas criadas, observa Enéas Arrais Neto, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

"A reforma em nada contribuiu para a criação de postos de trabalho, porque o empresário só contrata quando precisa. Se há retração do consumo e redução da possibilidade de renda do setor majoritário da população, que é a classe trabalhadora, a destruição de direitos não tem como contribuir para o desenvolvimento da Economia", diz.

Entre novembro de 2017 e setembro de 2019, foram gerados 962 mil postos de trabalho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A previsão do governo Michel Temer era gerar mais de 6 milhões de empregos.

O advogado Luiz Eduardo Amaral de Mendonça, do escritório Focaccia, Amaral e Lamonica Advogados, lembra que nem o trabalho intermitente trouxe o resultado esperado. Desde que entrou em vigor a nova lei trabalhista, em novembro de 2017, até setembro deste ano, foram criadas 115,3 mil vagas de trabalho intermitente.

Em todo o ano de 2018, foram criadas pouco mais de 51 mil vagas nesta modalidade. A expectativa do governo, na época, era criar 55 mil postos intermitentes por mês (2 milhões em três anos). "As mudanças mais impactantes para os trabalhadores, sem dúvida, foram o fim da contribuição sindical obrigatória, a divisão das férias em até três períodos, o banco de horas e os honorários advocatícios que poderão ser pagos em caso de derrota na ação trabalhista", enumera Luiz Eduardo, organizador do livro "Perguntas e Respostas Sobre a Lei da Reforma Trabalhista".

Para o empregador, as principais novidades foram a possibilidade de terceirização de qualquer atividade e também a prevalência do negociado sobre o legislado. Este último ponto explica-se como vantagem para o patrão com a queda do número de queixas trabalhistas. O processo ficou mais caro para o trabalhador. "Na perspectiva processual dos direitos trabalhistas, os honorários sucumbenciais podem realmente desestimulá-lo", pontua Vanessa Oliveira, vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE).

O número de processos novos nas Varas de Trabalho teve queda de 34,2% entre 2017 e 2018. Em novembro de 2017, foram 290 mil. Um mês depois, o número caiu para 84,2 mil novos processos. Os pedidos relacionados a danos morais, conforme o Tribunal Superior do Trabalho (TST), caíram 58,6% entre 2017 e 2018, saindo de 753,5 mil processos para 311,6 mil.

 

O que você achou desse conteúdo?