Logo O POVO+
Ceará tem curso de operador de drone na área da segurança pública
Reportagem

Ceará tem curso de operador de drone na área da segurança pública

Formação
Edição Impressa
Tipo Notícia
Curso de operador de drone na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE)  (Foto: Leandro Freire - Divulgação)
Foto: Leandro Freire - Divulgação Curso de operador de drone na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE)

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) oferece formação na operação de drones voltada para a Segurança Pública. A capacitação é oferecida somente a policiais civis e militares; bombeiros militares, peritos criminais, servidores da Aesp, agentes penitenciários, profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), militares da Capitania dos Portos do Ceará (Marinha do Brasil) e profissionais do Complexo Industrial e Portuário do Pécem. O último treinamento do ano aconteceu em novembro e repassou aos agentes conhecimentos básicos para a operação de drones. Entre os temas do curso estava segurança de voo, operação de RPAS (sigla de remotely piloted aircraft systems), legislação aplicada ao uso de drone e introdução a fotografia aérea e filmagem com drone.

Desde 2018, os drones são empregados no Ceará em diversas operações de segurança pública, como em ações de policiamento ostensivo,  de inteligência, investigações, combate a incêndio e perícia em local de crime e de salvamento, a exemplo do ocorrido no desabamento do edifício Andrea, que desabou em Fortaleza em outubro deste ano.

"Os drones são equipamentos fundamentais para a segurança pública, usada tanto pela polícia, para investigação, levantamento de locais e acesso em operações policiais, onde se encontrem criminosos ou locais para prática de crimes, quanto por bombeiros, para salvamento e resgate, pois oferecem imagens ampliadas e informações que não estariam acessíveis, se analisadas a olho nu", destaca a delegada da Polícia Civil Adriana Silveira de Arruda, coordenadora integrada de planejamento operacional da SSPDS e que também coordenou o curso, ministrado na Aesp/CE. "Eles dão maior segurança ao profissional, ao preservar sua imagem, e dão suporte em ações de bombeiros em locais de difícil acesso", afirma. Ao longo de 2018 e 2019, cerca de 60 profissionais foram capacitados, treinamento que se estenderá em 2020.

Em São Paulo, uma empresa fornecedora de drones entregou nesta semana ao governo do Estado 100 drones que serão utilizados no projeto DronePol SP, da Secretaria de Segurança Pública. Os aparelhos foram licitados no valor de R$ 30,1 mil, individualmente, totalizando R$ 3,1 milhões, se tornando a maior aquisição de veículos aéreos não tripulados para uma força de Segurança Pública na América Latina. Os aparelhos beneficiarão os Centros de Comando e controle das Polícias Militares, dos Bombeiros, SAMU e guarda civil.

 

O que você achou desse conteúdo?