Logo O POVO+
Fragmento compartilhado
Reportagem

Fragmento compartilhado

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
TAIBA, CE, BRASIL,24-10-2019: Ruediger Ran, Alemão de 81 anos vem para o Brasil praticar kite surf.  (Foto: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)
Foto: FÁBIO LIMA/O POVO TAIBA, CE, BRASIL,24-10-2019: Ruediger Ran, Alemão de 81 anos vem para o Brasil praticar kite surf. (Foto: Fabio Lima/O POVO)

TAIBA, CE, BRASIL,24-10-2019: Ruediger Ran, Alemão de 81 anos vem para o Brasil praticar kite surf.  (Foto: Fabio Lima/O POVO)
TAIBA, CE, BRASIL,24-10-2019: Ruediger Ran, Alemão de 81 anos vem para o Brasil praticar kite surf. (Foto: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)

Todas as pessoas do mundo são — ou ao menos podem ser — incríveis. Cada história é única e cabe aos contadores, sejam eles escritores, artistas, músicos ou jornalistas, a missão de tentar contá-las.

Falar de outras artes seria abstração. O jornalismo por certo é falho. Tem limites, algo que histórias pessoais, por definição, nunca terão.

Ruediger Ran fez questão de não deixar a velhice ser o ocaso da própria existência. É um homem simples, que vive sob a fundação do que acredita — exercícios físicos, isolamento social, muita lentilha. E voos.

Coube à generosidade do alemão de 81 anos — que há 10 faz dos mares e céus da Praia da Taíba, no Ceará, seu maior prazer —, ofertar oportunidade de um jornalista de 27 anos ouvir como sobreviver a um corpo que rejeita a vivacidade de uma mente.

Essa é a história do encontro entre Ruediger Ran, que por quatro meses por ano foge do frio da Alemanha rumo ao litoral cearense, com Lucas Mota, repórter que confessa sonhar ter a resistência do veterano aventureiro.

Foi uma tarde de conversa. Pouco tempo para compreender décadas. Pouco tempo para compreender dias.

Aqui, em tantos mil caracteres, está um pedaço da vida de Ruediger, que ele gentilmente compartilhou com quem se dispor a ler. 

(Este especial também pode ser lido no seguinte link: https://especiais.opovo.com.br/osvoosderuediger/)

O que você achou desse conteúdo?