Logo O POVO+
Chuvas de pré-estação são de baixa previsibilidade, diz Funceme
Reportagem

Chuvas de pré-estação são de baixa previsibilidade, diz Funceme

Meteorologia
Edição Impressa
Tipo Notícia

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) ainda não apresentou um prognóstico para a quadra chuvosa de 2020, que vai de fevereiro a maio. Em relação à pré-estação, é difícil precisar como deve as chuvas devem se comportar até o fim de janeiro. Isto, porque os sistemas meteorológicos que agem neste mês são de baixa previsibilidade.

Conforme Raul Fritz, meteorologista da Funceme, um destes agentes se chama Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). "Os vórtices ciclônicos só conseguem ser previstos com poucos dias de antecedência e aí não temos como saber como as chuvas vão se comportar", indica. Conforme o especialista, há ainda o sistema Cavado de Alto Nível, também com baixa previsibilidade.

No mês passado, foi observado um total de 11.4 milímetros de chuva no Ceará, 63.9% de água a menos do que a normal prevista, que era de 31.6 mm. Raul Fritz aponta que esse fator ocorreu devido às mudanças dos sistemas meteorológicos, que são parecidos com janeiro.

Estes cenários não afetam, porém, o que pode ser observado na quadra chuvosa. Para a estação, o sistema é diferente e depende da atuação da Zona de Convergência Intertropical, de acordo com Raul Fritz.

O que você achou desse conteúdo?