Logo O POVO+
Obra anunciada para av. Heráclito Graça não teve início
Reportagem

Obra anunciada para av. Heráclito Graça não teve início

Aldeota
Edição Impressa
Tipo Notícia
A avenida Heráclito Graças alagada pela água que, em dias de chuva, deveria ser conduzida pelo riacho Pajeú. Dos 4.714 metros de extensão, 3.360 correm pelo subterrâneo, causando as inundações  (Foto: Fábio Lima/O POVO)
Foto: Fábio Lima/O POVO A avenida Heráclito Graças alagada pela água que, em dias de chuva, deveria ser conduzida pelo riacho Pajeú. Dos 4.714 metros de extensão, 3.360 correm pelo subterrâneo, causando as inundações

Na avenida Heráclito Graça, entre as ruas Ildefonso Albano e Antônio Augusto, mora Daiana Brito, 30 anos. Desde que nasceu, ela convive com os alagamentos constantes no local onde corria o riacho Pajeú, hoje canalizado no subterrâneo.

Embora ações de limpeza de bueiros e canais ajude, a situação se repete todo período chuvoso. "Eu já perdi muita aula e muito dia de trabalho por conta do alagamento. É impossível se deslocar. A gente tem que improvisar. Há uns 10 anos derrubamos toda a nossa casa e praticamente construímos outra mais alta e com um aterramento melhor. Agora a água não entra mais, porém não dá pra entrar e nem sair de casa quando alaga", conta.

O comércio na região também é afetado. Olimpio Negreiros, gerente de uma concessionária de carros usados, explica os prejuízos anuais. "Só quem tem comércio ou mora aqui sabe o que a gente passa. A água entra até o meu escritório, as paredes são todas danificadas. Deixa o prédio com muitas marcas de infiltração. Eu acho que vai muito da falta de educação das pessoas que preferem jogar lixo no chão e ver o lixo voltando pra sua casa no meio da água", critica.

"A rede atual de drenagem está bastante comprometida com lixo, ligações clandestinas e interrupções da rede causadas por construção de prédios em cima da galeria de drenagem. Precisamos fazer toda uma nova construção. Onde passa a avenida, era um rio, então é por isso que lá vira praticamente um rio. Temos intenção de lançar o edital (para obras de drenagem) em fevereiro, no mais tardar, março, para iniciar as obras ainda no primeiro semestre", afirma a titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Manuela Nogueira.

Em abril do ano passado, o prefeito Roberto Cláudio anunciou a construção de uma pequena barragem para acumular a água da avenida. À época, ele afirmou que havia assinado um financiamento de R$ 550 milhões com o Ministério da Fazenda para obras de drenagem.

 

O que você achou desse conteúdo?