Logo O POVO+
Redes de supermercados preveem abrir 16 unidades no primeiro semestre deste ano
Reportagem

Redes de supermercados preveem abrir 16 unidades no primeiro semestre deste ano

52 lojas foram inauguradas no Estado no balanço de 2019. O crescimento do setor gerou cerca de 2 mil empregos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
SUPERMERCADO Cometa em construção na rua Beni Carvalho  (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)
Foto: FÁBIO LIMA/O POVO SUPERMERCADO Cometa em construção na rua Beni Carvalho

O setor de supermercados no Ceará já começou o ano novo com balanço positivo de 2019. Levantamento realizado pelo O POVO com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu) apontou que de 1º de janeiro até 12 de dezembro de 2019 foram inauguradas 52 novas lojas. A expansão deve se manter e a previsão é de que outras 16 unidades sejam abertas ainda no primeiro semestre de 2020. Segundo a Acesu, cerca de 2 mil empregos foram gerados no setor no período pesquisado. A expansão reflete a tendência da economia nacional que apresenta sinais de recuperação e de um pequeno crescimento.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, apontam que o segmento varejista de produtos alimentícios, bebidas e fumo foi o principal responsável pelo saldo positivo do comércio em varejo registrado em 2019. 

No Brasil, destacaram-se as vendas reais do autosserviço em novembro, que apresentaram alta de 5,82% na comparação com o mês de outubro e de 6,39% em relação a igual mês de 2018, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, apurado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

No resultado acumulado do ano passado, as vendas apresentaram crescimento de 3,76% ante ano anterior. Os índices já estão deflacionados. Em valores nominais, as vendas do setor apresentaram alta de 6,36% em relação ao mês anterior e, quando comparadas a novembro do ano anterior, salto de 9,87%. No acumulado de 2019, o setor registrou alta de 7,72%, conforme a Acesu.

Mas apesar de saltos significativos do mercado nacional, no Ceará, o crescimento não atingiu as expectativas dos supermercadistas. Para Engel Rocha, diretor de Patrimônio da Acesu, embora a alta tenha sido abaixo do esperado, o cenário foi positivo. "O setor varejista de alimentos é extremamente sensível a qualquer variação na economia, então, quando ela começou a dar sinais de recuperação, os donos de supermercados voltaram a investir".

E os investimentos devem se manter ao longo deste ano, com saldo positivo para novos aportes. O economista Henrique Marinho reforça essa previsão. Para ele o setor no Estado deve crescer 2% acima do parâmetro nacional. Já Engel não assume uma previsão tão positiva: "Esse sentimento de que a economia vai melhorar ainda está um pouco fraco no Ceará", disse.

Os grandes investimentos fazem mesmo parte de uma tendência do setor, que deve expandir sua atuação para todas as áreas do Estado buscando ganhar mais espaço de mercado, aumentar o público consumidor e os lucros no comércio varejista de alimentos e bebidas. "As grandes redes estão buscando atender a expectativa do consumidor cearense que está retomando a confiança no consumo e fazendo exigências junto aos supermercadistas", frisou Henrique.

Essa atitude está diretamente relacionada ao aumento da concorrência no Ceará. Engel explica que as redes de supermercados cearenses estão se esforçando para expandir suas atividades como forma de tentar inviabilizar a consolidação de redes nacionais e internacionais. "O setor está se consolidando e as redes cearenses não darão margem para supermercados de fora se estabilizarem aqui", declarou o diretor de Patrimônio da Acesu.

Uma consequência da elevação da concorrência entre as empresas do ramo é tornar o preços dos produtos mais competitivos, o que impacta diretamente o consumidor. Para o economista Mário Monteiro isso não significa que os itens alimentícios ficarão mais baratos, porém, ele afirma que com a maior facilidade de acesso do consumidor aos supermercados, elevações indiscriminadas nos preços não serão mais possíveis por parte das empresas.

"Essa nova concorrência retarda ou amortiza as pressões inflacionárias". Assim, o setor supermercadista deve aumentar bastante sua relevância na economia do Ceará nos próximos anos, tanto pelo fluxo de vendas e investimentos, quanto pela geração de empregos.

 

Supermercado Guará

A empresa possui quatro lojas na Capital e uma no Eusébio. Nos últimos cinco anos, foram inauguradas três lojas e um centro de distribuição. Em 2019 foi feita a inauguração da unidade no bairro Presidente Kennedy. Para o este ano, a rede de supermercados Guará pretende inaugurar mais duas unidades, sendo uma no bairro dos Guararapes e uma no bairro Jóquei Clube. Com a abertura das novas lojas, espera-se gerar 200 novas vagas de empregos. 

Mercadinhos São Luiz

A rede possui 21 lojas no Estado. Somente no período entre 2014 e 2019 a empresa abriu sete lojas, gerando 710 empregos. Ano passado foram inauguradas duas unidades, uma na avenida Santos Dumont com avenida Rui Barbosa e outra na avenida Miguel Dias. Para 2020 está prevista a inauguração de outras duas lojas, uma na avenida Júlio Ventura e outra no Eusébio.

Pinheiro Supermercado

De 2014 até 2019, o Supermercado Pinheiro inaugurou quatro lojas gerando, em média, 120 empregos para cada loja. Em 2019 foram abertas duas novas unidades da rede, uma na região da Praia de Iracema, na avenida Monsenhor Tabosa e outra no município de Acaraú. O grupo apresenta 14 lojas no Estado e, para 2020, programa a inauguração, ainda no primeiro semestre, de mais duas lojas em Fortaleza: uma na avenida Rogaciano Leite e uma na avenida Antônio Sales.

Frangolândia

Nos últimos cinco anos a empresa inaugurou seis novas lojas, incluindo o primeiro comércio em atacado do grupo. Somente em 2019 foram três novas unidades. A estimativa é de que com os novos investimentos houve a geração de 600 empregos formais. A rede possui 14 lojas e um atacado no Ceará e para o próximo ano, até o fim do primeiro semestre, pretende inaugurar mais três lojas, uma na avenida Rui Barbosa, outras duas nos bairros da Maraponga e do Guararapes.

Center Box

O Center Box está atualmente com 14 lojas, tendo sido a sua mais recente inaugurada em 2019. Em cinco anos, a rede gerou 300 empregos. A média de abertura de novas unidades dos supermercados Center Box é de uma por ano. Para 2020, o grupo confirma o projeto de inauguração de mais uma unidade em Fortaleza.

O que você achou desse conteúdo?