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R$ 400 milhões devem ser investidos ainda no primeiro semestre
Reportagem

R$ 400 milhões devem ser investidos ainda no primeiro semestre

Governo estadual
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Em julho do último ano, o Governo estadual lançou o Pacote de Recuperação de Estradas contemplando mais de 1.730 km de rodovias a serem recuperadas. De acordo com a Superintendência de Obras Públicas (SOP), 675 km foram concluídos e outros 600 km estão em execução a um investimento total de mais de R$ 200 milhões. Para 2020, a previsão é de investir R$ 400 milhões na duplicação, pavimentação e restauração de 400 km rodoviários.

O superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, explica que tais ações fazem parte de uma recuperação funcional que tem o objetivo de estender a vida útil projetada das rodovias a um custo menor que a restauração. "Essas ações podem ser profiláticas ou de reabilitação e acontecem quando o pavimento começa a apresentar degradações de menor severidade (em média, de 7 a 9 anos após a realização da obra) resultando numa ampliação da expectativa de vida do pavimento de 3 a 5 anos."

Os trechos contemplados normalmente possuem menor demanda de serviços de terraplenagem ou de alteração da geometria da rodovia, o que, segundo a Pasta, torna a obra mais rápida e barata. Os principais serviços realizados são o recapeamento asfáltico, aplicação de microrrevestimento e intervenção na base em segmentos críticos. Entre as obras que devem iniciar em 2020 está a restauração da avenida Washington Soares (CE-040), entre o Palácio Iracema e a entrada para o Cambeba.

A avenida está entre os trechos em processo licitatório na Procuradoria Geral do Estado (PGE) e deve ser a próxima obra rodoviária estadual. Outras intervenções em licitação são o restauro da CE-257, ligando Canindé a Salitre, e da CE-358, entre Limoeiro do Norte e Flores. A lista ainda inclui a pavimentação da CE-187 entre Crateús e Realejo e da CE-243, de Uruburetama a Itapajé.

Entre 2015 e 2018, foram investidos R$ 1,61 bilhão em obras de "mais de 1.900 km de rodovias". Já em 2019, foram concluídos aproximadamente 375 km de rodovias a um investimento em torno de R$ 310 milhões. A Superintendência afirma que "continuará realizando os serviços de recuperação funcional e conservação rotineira", trabalhando não só nas rodovias que tiveram avaliação ruim, "mas também pensando de forma global e sistêmica junto com o Governo do Estado, adotando técnicas de vanguarda que possibilitem a melhor alocação de recursos físicos e financeiros".

As rodovias devem ser avaliadas com continuidade. Feitos semestral ou anualmente, por exemplo, estudos como o Levantamento Visual Contínuo, realizado no último mês de setembro pela consultora Engevias, podem levar à criação de "curvas de evolução de dano". Conhecer essa informação é importante, segundo o professor Jorge Soares, coordenador do Centro de Tecnologia em Asfalto Norte/Nordeste da Universidade Federal do Ceará (UFC). "Até dispomos de muita informação, mas ela ainda não está consolidada de forma a permitir um conhecimento da evolução dos danos dos aproximadamente 10 mil km de rodovias no Estado do Ceará sob a jurisdição do Estado", afirma. (Colaborou Gabriela Custódio)

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