Logo O POVO+
Prazo para inscrição no Sisu é prorrogado até domingo
Reportagem

Prazo para inscrição no Sisu é prorrogado até domingo

A partir de hoje.
Edição Impressa
Tipo Notícia

O governo federal decidiu manter para hoje a abertura das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que reúne vagas no ensino superior público, mas com um prazo mais longo. Já o Ministério Público Federal (MPF) quer suspensão do Sisu até correção das falhas.

O pedido foi feito pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, que aponta riscos a milhares de estudantes, diante das falhas já apontadas. O Inep não se manifestou especificamente sobre esse pedido. Na coletiva de imprensa, o órgão afirmou já manter contato com a Advocacia-Geral da União (AGU).

O mineiro Bruno Santa, 25, teve sua nota atualizada por volta das 18h. O jovem, que cursa o 7º período em Matemática na Universidade Federal de Viçosa (UFV), fez parte de um dos maiores grupos de candidatos, em Minas Gerais, que se sentiram lesados com o resultado. Apesar da correção das notas, Bruno acredita que o Enem perde a credibilidade após o ocorrido. "Mesmo eles afirmando que corrigiram, as pessoas desconfiam. E, pra mim, o que mais deixa margem para isso é a falta de transparência quanto ao resultado final".

Com a reavaliação das notas, cerca de 80% desse grupo afetado pelo problema ficou com notas maiores, informou à imprensa o presidente do Inep, Alexandre Lopes. Os novos resultados ficaram disponíveis para consulta na página do candidato na noite de ontem. Em alguns casos, a diferença entre a nota anterior e a revisada superou 400 pontos (em uma escala de zero a mil).

Um processo administrativo será aberto contra a gráfica Valid, que imprimiu as provas em 2019. A empresa será notificada e terá de se explicar. Lopes, porém, evitou falar em punições. Disse apenas que o processo obedecerá ao estabelecido em contrato. Procurada, a Valid não se manifestou.

O Inep disse não ter detectado, até ontem, se o problema foi causado por falha humana ou exclusivamente mecânica. O episódio, definido por Lopes como "susto" aos participantes, fez com que a data-limite de inscrições no Sisu fosse prorrogada em dois dias. Pelo cronograma inicial, a inscrição poderia ser feita até quinta-feira. Agora, será possível se inscrever até domingo. Com a nota do Enem, o candidato disputa vagas em universidades públicas.

"Não houve prejuízo para o aluno. Estamos mantendo a data de início do Sisu. Não houve prejuízo, mas, para dar mais tranquilidade aos alunos, o ministro determinou ampliar o prazo", disse Lopes. (com agências)

 

O que você achou desse conteúdo?