Logo O POVO+
Jovem com suspeita de caso em Sobral é mantido em isolamento
Reportagem

Jovem com suspeita de caso em Sobral é mantido em isolamento

Paciente está em UTI de risco intermediário no Hospital Regional do Norte com quadro estável e vai ficar internado até que exames laboratoriais sejam concluídos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Hospital Regional Norte, em Sobral, registra 100% dos leitos de UTI infantil Covid ocupados (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR Hospital Regional Norte, em Sobral, registra 100% dos leitos de UTI infantil Covid ocupados

O jovem de 27 anos sob suspeita de ter sido infectado pelo coronavírus no Ceará, morador de Sobral e que foi transferido na noite de quarta-feira, 29, para o Hospital Regional Norte (HRN), está internado num leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A ala em que ele é mantido é chamada de Intermediária, direcionada normalmente para casos de médio risco.

Mesmo que o paciente esteja apresentando quadro estável, controlado, sem quaisquer sintomas graves, a medida foi adotada por conta do protocolo determinado pelo Ministério da Saúde, para que ele permaneça em isolamento até o resultado dos exames. Técnico em operações com energia eólica, o rapaz deverá continuar na UTI até que a investigação descarte ou confirme que seja de fato coronavírus.

"Ele está estável. Muito bem. Não está entubado, o quadro gripal brando. Um médico intensivista está fazendo o acompanhamento, mesmo que ele não tenha necessidade de acompanhamento intensivo. É mesmo só pelo isolamento", descreveu uma fonte ouvida por O POVO. Neste ambiente do HRN, poucos profissionais estão designados para algum contato com o paciente. Seus exames não estão sendo compartilhados nem na rede interna de informática do Hospital.

Na manhã desta quinta-feira, 30, as amostras de sangue coletadas do paciente foram enviadas de Sobral para Fortaleza. Parte foi levada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), na Capital, para checar a possibilidade de outras doenças presentes. Outra parte seguiu para a sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Lá é que será definido, por comparação microscópica, se ele está ou não com o coronavírus.

Na tarde de quarta-feira, o Ministério da Saúde anunciou em entrevista coletiva a suspeita de que nove pacientes podem estar com coronavírus no Brasil. Os casos seguem sob investigação. O Ministério chegou a estipular à Secretaria da Saúde de Sobral o prazo de dez dias para o resultado da análise, mas o tempo pode ser acelerado para cinco a sete dias. Há um contato direto mantido com o laboratório da Fiocuz.

Na noite de quarta, quando ainda estava internado no hospital da Unimed de Sobral, o rapaz ainda estava tendo acesso ao seu celular. Por volta das 19 horas, ele próprio chegou a postar uma mensagem em grupo de WhatsApp. Explicou a amigos que estava bem e que buscou o atendimento médico espontaneamente.

Em outubro do ano passado, ele iniciou uma viagem de trabalho para a China, onde participou de um treinamento por 90 dias. Circulou no país asiático por pelo menos cinco cidades: Yunnan, Puyang, Henan, Chenghdu e Pequim. No período, ele informou só ter comido carne bovina e não teve contato com animais silvestres nem domésticos.

Ao retornar, no último dia 17 de janeiro, estava bem. Os sintomas gripais só foram notados na noite de terça-feira, 28. Na descrição feita à Vigilância Epidemiológica de Sobral, logo que foi atendido no Hospital da Unimed, descreveu ter sentido febre, coriza, tosse seca, dores de cabeça e mialgia (dores pelo corpo). Apesar da sensação febril, os termômetros só apontaram 36,1°, medição considerada normal.

No último sábado, 25, o jovem participou de um bloquinho de Carnaval em Sobral. Também teria ido a uma festa de formatura e ao cinema. No domingo, viajou para Tianguá, na Serra da Ibiapaba. Foi de ônibus. Ficou hospedado num hotel local. Retornou de lá na terça-feira, também de ônibus, quando já se sentiu gripado. Decidiu procurar o hospital na manhã de quarta-feira. Pai, mãe e irmão, que moram com ele, estão orientados pela Secretaria Municipal da Saúde a procurar a rede hospitalar somente se apresentarem algum sintoma.

 

O que você achou desse conteúdo?