Logo O POVO+
46 ocorrências em Fortaleza
Reportagem

46 ocorrências em Fortaleza

| IMPACTOS DA CHUVA | Risco de desabamento e alagamento foram os principais registros, somando 39 casos. Vinte e cinco ocorrências foram só nas Regionais II e VI
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Fortaleza amanheceu sob forte chuva na véspera do dia que marca o início da quadra chuvosa. Para parte da população, a sexta-feira, 31, foi um dia de transtornos. Buracos abertos com a chuva, trânsito lento, água chegando até a entrada de edifícios e comércios e casas evacuadas por instabilidades no terreno foram alguns dos casos registrados.

De acordo com relatório diário divulgado, no final da tarde de ontem, pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, risco de desabamento e alagamento foram as principais ocorrências, com 23 e 16 casos, respectivamente. Houve também três notificações de incêndio, outras três de desabamento e um caso definido como "outros". Ao todo, foram 46 episódios.

Segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu 42,8 mm em Fortaleza de sete horas da quinta-feira, 30, até as sete horas da sexta-feira, 31 — última medição realizada até o fechamento da reportagem.

No bairro Aldeota, a avenida Desembargador Moreira virou um rio de lama entre as ruas Ana Bilhar e Canuto de Aguiar. O trecho está em obras para requalificação e opera em sentido único.

No mar do Mucuripe, na altura da esquina da avenida Beira Mar com rua Tereza Hinko, uma mancha escura que apareceu após a manhã de chuva chamou atenção. De acordo com a Regional II, a mancha se deve ao aumento do volume do riacho Maceió, em função das fortes precipitações, que tem todo o curso d'água desaguando no trecho.

"Com as fortes chuvas, foi carreado para o percurso do riacho lixo e resíduos sólidos que a população descarta de forma irregular no leito no mesmo. Diante dessa problemática, já foi elaborado projeto que vai para licitação para executar uma obra ambiental a fim de sanar essa situação do Riacho Maceió", informa a nota.

O projeto prevê obras de drenagem, canalização, urbanização e saneamento da foz do riacho Maceió, e o valor estimado é de R$ 24,2 milhões. O início das obras está previsto para até junho deste ano.

No bairro São João do Tauape, dois pontos da avenida Raul Barbosa foram bloqueados devido a alagamentos. Além disso, um buraco abriu na via, no cruzamento com a avenida Desembargador Moreira. O ponto registrou alagamento, dificultando o trânsito de carros e pedestres. Nas ruas, obras de requalificação e urbanização estão sendo realizadas, e a avenida Desembargador Moreira passou a operar em sentido único.

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza (Seinf) afirmou que, em ação emergencial, seriam realizados serviços de recomposição e desobstrução da galeria de drenagem. Em longo prazo, a pasta informa que vai realizar a recuperação do asfalto.

Também no São João do Tauape, uma árvore caiu na rua João Paulino Barros Leal por volta das nove horas. A queda da árvore deixou a rua sem energia e bloqueou a entrada de uma gráfica. Quinze pessoas ficaram sem acesso à rua.

No bairro Moura Brasil, vinte e uma casas na rua Adarias Lima foram evacuadas durante a madrugada de ontem. A desocupação de emergência foi feita pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) em conjunto com a Defesa Civil de Fortaleza por conta das instabilidades no terreno e risco de desabamento no entorno da obra da Linha Leste do Metrô. Segundo a Seinfra, as famílias removidas foram encaminhadas a pousadas, hotéis e casas de parentes. (Colaboraram Gabriela Feitosa, Lais Oliveira, Matheus Facundo, Lucas de Paula)

FORTALEZA, CE, BRASIL, 31-01-2020: Cratera e alagamento no viaduto da avenida Raul Barbosa, por conta de chuva. Chuva forte em Fortaleza, alaga ruas e avenida. (Foto: Mauri Melo/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 31-01-2020: Cratera e alagamento no viaduto da avenida Raul Barbosa, por conta de chuva. Chuva forte em Fortaleza, alaga ruas e avenida. (Foto: Mauri Melo/O POVO)

CRATERA

Na avenida Raul Barbosa, um enorme buraco abriu no asfalto logo depois do cruzamento com a avenida Desembargador Moreira, que passou a operar em sentido único. No local, estão sendo realizadas obras de requalificação e urbanização. "Eles estão fazendo uma obra aqui e deixaram descoberto, começou a chover e encheu de água", relata um morador.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 31-01-2020: Alagamento no Bairro Aerolandia. Pontos de alagamentos em Fortaleza nessa sexta-feira com chuva de mais de 100mm. (Foto: Aurelio Alves/O POVO).
FORTALEZA, CE, BRASIL, 31-01-2020: Alagamento no Bairro Aerolandia. Pontos de alagamentos em Fortaleza nessa sexta-feira com chuva de mais de 100mm. (Foto: Aurelio Alves/O POVO).

ALAGAMENTO

Ano após ano, os moradores da Aerolândia enfrentam problemas relacionados a falta de drenagem nas ruas do bairro. Ontem, a água invadiu casas e comércios, espalhou lixo pelas ruas. Segundo um morador, é a terceira vez que a situação se repete somente este ano

O que você achou desse conteúdo?