Logo O POVO+
Volume no início da estação chuvosa é o melhor em cinco anos
Reportagem

Volume no início da estação chuvosa é o melhor em cinco anos

Açudes. Abastecimento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Quadra chuvosa de 2021 tem 50% de probabilidade de ser abaixo da média e apenas 10% de ser acima da média. Nesta semana, Funceme divulgada prognóstico de precipitações entre março e maio. (Foto: AURELIO ALVES)
Foto: AURELIO ALVES Quadra chuvosa de 2021 tem 50% de probabilidade de ser abaixo da média e apenas 10% de ser acima da média. Nesta semana, Funceme divulgada prognóstico de precipitações entre março e maio.

A quadra chuvosa de 2020 se inicia com o abastecimento do Estado em 14,30% da capacidade total de armazenamento. O volume é o melhor em cinco anos. As precipitações da pré-estação chuvosa resultaram em recarga no açude Araras (53,81%) e o Taquara (52,67%), localizados na bacia do Acaraú, bem como em outros reservatórios de pequeno e médio porte. Os grandes açudes do Ceará, no entanto, ainda preocupam.

O açude Germinal, localizado no município de Palmácia, foi o primeiro a sangrar este ano no Ceará. Conforme João Lúcio Farias, presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), as precipitações da pré-estação resultaram em aporte de 99,30 milhões de metros cúbicos no sistema hídrico, composto por 155 reservatórios.

Além do aporte, boas chuvas na pré-estação são importantes para preparar o solo. "Como choveu em todo o estado, o terreno fica mais úmido. O leito dos rios fica mais saturado, isso facilita o escoamento das águas que virão na estação chuvosa para os açudes", explica João Lúcio. O escoamento é o caminho da água dos rios aos reservatórios.

Ele frisa a importância da localização das chuvas para que se reflita em aporte nos reservatórios. "O importante é que a água caia na bacia de contribuição do açude. Caindo nessa área, nos rios e riachos que aportam água aos açudes, chega na bacia do reservatório", diz.

Correspondentes a 60% da reserva do Estado, Castanhão (3,47%), Orós (4,88%) e Banabuiú (6,11%) continuam sendo uma preocupação para a gestão hídrica. Para que os reservatórios tenham recarga satisfatória, demandam chuvas intensas e concentradas nas bacias de contribuição.

A configuração do sistema segue com a disparidade entre as diferentes regiões. As bacias do Coreaú (69,58%), Litoral (65,75%), Acaraú (51,76%), Serra da Ibiapaba (59,26%) e Baixo Jaguaribe (59,67%) estão em situação considerada "confortável", segundo João Lúcio Farias. Por outro lado, o abastecimento nas bacias do Banabuiú (6,32%), Sertões de Crateús (5,27%), Alto Jaguaribe (5,51%) e Médio Jaguaribe (2,59%) são preocupantes.

O que você achou desse conteúdo?