Logo O POVO+
Ganho na indústria com alta na demanda
Reportagem

Ganho na indústria com alta na demanda

Aerogeradores. Encomendas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

As encomendas por aerogeradores nas indústrias instaladas no Ceará vêm aumentando e há espaço para mais investimentos pela facilidade em analisar o melhor ponto de instalação de projetos em energias renováveis no Estado após o lançamento do Atlas Eólico Solar, em dezembro último.

Igor Barreira, gerente Comercial da Aeris, que tem indústria localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), diz que nos últimos meses, a empresa sentiu impacto positivo com a volta das encomendas nacionais. A partir dos leilões que voltaram em 2017 e de abertura maior do mercado livre.

A demanda do mercado internacional segue intensa. No ano passado, foram exportadas pelo Porto do Pecém 2 mil pás eólicas, o triplo do que saiu no ano anterior. No terminal portuário são embarcadas pás que medem entre 45 e 62 metros em navios com capacidade para até 90 equipamentos por viagem.

A expectativa do Ceará nesta indústria em transformação é grande, segundo o Atlas Eólico e Solar do Ceará. O estudo mostrou um potencial de 117 GW com uma característica de constância e estabilidade de produção de energia comparável ao comportamento de uma hidrelétrica com fator de capacidade superior a 60%. Para se ter noção, na resto do mundo, o fator de capacidade alcança média de 25%. No Brasil é de 42% na média.

Presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Eduardo Neves ressalta que o Atlas é o mais moderno e inédito no Brasil, mas um diferencial para os empreendedores nacionais e internacionais que pensam em investir no setor. Segundo ele, a segurança é maior pelo detalhamento oferecido. O trabalho, inclusive, já prevê o potencial offshore no Ceará.

A presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Elbia Gannoum, destaca que o potencial brasileiro já é observado nos grande mercados internacionais. Parcerias com as grandes indústrias do setor vêm sendo realizadas. "A Neoenergia iniciou o licenciamento de três novos projetos para a construção de eólicas offshore no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ceará".

Coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado (Fiec), Joaquim Rolim, ressalta que o Ceará tem um dos maiores potenciais a serem desenvolvidos do mundo. "O offshore do Ceará tem como diferencial os ventos constantes, com bom potencial e bem direcionado durante todo o ano, é necessário ir em baixa profundidade para alcançar eficiência".

O que você achou desse conteúdo?