Logo O POVO+
Itatira lidera com maior taxa de crescimento de recursos do Fundeb
Reportagem

Itatira lidera com maior taxa de crescimento de recursos do Fundeb

Edição Impressa
Tipo Notícia

Itatira, no semiárido cearense, com população de 22 mil habitantes e distante 176 quilômetros da Capital, foi o município com maior taxa de crescimento do repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) entre 2015 e 2019. O recurso distribui dinheiro com base no êxito em aumentar a quantidade de matrículas na rede de ensino, desde o infantil até o ensino médio.

A missão em Itatira foi árdua, conta a titular da Secretaria da Educação e Cultura do município, Luciana Nunes Nascimento. A realidade da educação no município, no início da gestão, em 2014, era de que muitos alunos eram formados para o ensino médio e poucos iniciavam na educação infantil. Luciana conta que um trabalho intersetorial foi iniciado, aliando a educação à assistência social e saúde do município. Foram mapeadas as casas com crianças e o trabalho porta a porta de conscientização das famílias começou.

"Iniciamos um processo de busca ativa em que gestores da secretaria e professores iam às casas, anunciamos nas rádios, realizamos uma mobilização, que continua. Hoje temos uma proporção de 11, 12 alunos por professor. Isso faz com que a gestão municipal se preocupe em buscar alunos", comenta.

De acordo com o estudo da EducLAB, desde 2015, Itatira observou um salto de 99,5% recursos advindos do Fundeb. A secretária diz que isso garante a melhoria da educação no município, que hoje possui todos os 290 professores em contrato de efetividade, com direito a aumento salarial anual e obedecendo a lei de hora de estudo para o docente, além da estrutura de 32 escolas para o ensino regular, com turmas em contraturno - em que o aluno passa sete horas em atividades na escola - e duas creches em funcionamento. "O município de Itatira depende do Fundeb. Esse fundo que mantém a educação de pé", afirma.

 

O que você achou desse conteúdo?