Reportagem

Itatira lidera com maior taxa de crescimento de recursos do Fundeb

Edição Impressa
Tipo Notícia

Itatira, no semiárido cearense, com população de 22 mil habitantes e distante 176 quilômetros da Capital, foi o município com maior taxa de crescimento do repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) entre 2015 e 2019. O recurso distribui dinheiro com base no êxito em aumentar a quantidade de matrículas na rede de ensino, desde o infantil até o ensino médio.

A missão em Itatira foi árdua, conta a titular da Secretaria da Educação e Cultura do município, Luciana Nunes Nascimento. A realidade da educação no município, no início da gestão, em 2014, era de que muitos alunos eram formados para o ensino médio e poucos iniciavam na educação infantil. Luciana conta que um trabalho intersetorial foi iniciado, aliando a educação à assistência social e saúde do município. Foram mapeadas as casas com crianças e o trabalho porta a porta de conscientização das famílias começou.

"Iniciamos um processo de busca ativa em que gestores da secretaria e professores iam às casas, anunciamos nas rádios, realizamos uma mobilização, que continua. Hoje temos uma proporção de 11, 12 alunos por professor. Isso faz com que a gestão municipal se preocupe em buscar alunos", comenta.

De acordo com o estudo da EducLAB, desde 2015, Itatira observou um salto de 99,5% recursos advindos do Fundeb. A secretária diz que isso garante a melhoria da educação no município, que hoje possui todos os 290 professores em contrato de efetividade, com direito a aumento salarial anual e obedecendo a lei de hora de estudo para o docente, além da estrutura de 32 escolas para o ensino regular, com turmas em contraturno - em que o aluno passa sete horas em atividades na escola - e duas creches em funcionamento. "O município de Itatira depende do Fundeb. Esse fundo que mantém a educação de pé", afirma.

 

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais