Logo O POVO+
Epidemia do novo coronavírus se espalha pelo mundo, mas novos casos caem na China
Reportagem

Epidemia do novo coronavírus se espalha pelo mundo, mas novos casos caem na China

Edição Impressa
Tipo Notícia

Mais de 1.000 infectados na Coreia do Sul, novos mortos no Irã, aumento de contágios na Europa, devido ao foco surgido na Itália, e um primeiro caso confirmado no Brasil. A epidemia do novo coronavírus se espalha, apesar das medidas mundiais de prevenção.

Quatro países europeus - Áustria, Suíça, Grécia e Croácia - registraram seus primeiros casos do novo coronavírus desde terça-feira, 25. Além disso, morreu ontem, 26, em Paris o primeiro francês vítima do COVID-19.

Ao mesmo tempo, os números melhoram na China, centro da epidemia. As autoridades comunicaram que 52 pessoas morreram nas últimas 24 horas, contra 71 na terça. É o menor número em três semanas. O número de contágios também diminuiu: 406 novos casos, contra 508 de terça. Até agora, foram 2.178 mortos e outros 78 mil contaminados na China.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quarta, que o número diário de novas pessoas contaminadas pelo coronavírus no mundo já é superior ao registrado na China.

Conforme o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou durante uma reunião na sede da OMS em Genebra, com 411 novos casos na China e 427 casos no mundo na terça-feira, "o número de novos contágios registrados fora da China ultrapassou pela primeira vez o número de novos casos na China".

Ghebreyesus também alertou para os riscos de uma "pandemia", ou seja, para uma epidemia de magnitude internacional. A OMS deixou clara sua preocupação com o curso que a epidemia está tomando.

O mundo "não está preparado" para enfrentá-la, disse na terça-feira Bruce Aylward, especialista que dirige a missão conjunta OMS/China e que voltada de Pequim. "Deve-se estar preparado para administrar isso em larga escala e isso deve ser feito rapidamente", advertiu. A Organização mostra especial preocupação com os países pobres. (AFP)

 

O que você achou desse conteúdo?